Exame Logo

Fed eleva a taxa básica de juros da economia americana para 2,25%

Medida era esperada pelos mercados. Economistas erraram na previsão do déficit comercial de outubro, novo recorde: US$ 55,46 bilhões

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h30.

O Federal Reserve (Fed), o banco central americano, aumentou em 0,25 ponto percentual a taxa básica de juros da economia, para 2,25% ao ano. É a quinta elevação consecutiva desde junho. A decisão desta terça-feira (14/12) foi unânime e era esperada pelo mercado, informa o jornal britânico Financial Times.

O Fomc, equivalente americano ao Comitê de Política Monetária (Copom) brasileiro, realçou a posição do Fed de coordenar uma elevação das taxas em ritmo moderado. O comitê também explicou que as condições econômicas parecem ser suficientemente robustas - especialmente em termos de melhoria da produtividade -, ao mesmo tempo em que as pressões inflacionárias estão contidas, o que afasta um aumento mais agressivo dos juros.

Veja também

O comitê também declarou que são equivalentes os riscos de alta ou baixa para o cumprimento das metas de crescimento sustentável e estabilidade de preços nos próximos trimestres.

Déficit

O déficit comercial americano aumentou de 50,9 bilhões de dólares em setembro para 55,46 bilhões em outubro. É um novo recorde, e supera as expectativas dos economistas. Nos primeiros dez meses de 2004, o saldo negativo das transações comerciais externas dos Estados Unidos acumula 500,5 bilhões de dólares. O resultado supera o déficit de todo o ano passado, de 496,5 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame