Economia

Falências sobem 39,6% em fevereiro, diz Boa Vista

Só em fevereiro, ante janeiro, a alta no número de falências decretadas chegou a 6,3%


	Apesar do aumento das falências decretadas em todas as bases de comparação, o número de pedidos de falência em fevereiro recuou 9,5%
 (Stock.xchng)

Apesar do aumento das falências decretadas em todas as bases de comparação, o número de pedidos de falência em fevereiro recuou 9,5% (Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de março de 2013 às 13h42.

São Paulo - O número de falências decretadas no País em fevereiro deste ano aumentou 39,6% na comparação com igual mês do ano passado, informou a Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

No acumulado deste ano até fevereiro na comparação com igual período de 2012, o aumento foi de 27,8%. Só em fevereiro, ante janeiro, a alta no número de falências decretadas chegou a 6,3%.

"Em 2013, as empresas continuam sofrendo os efeitos da desaceleração da economia, do aumento da inadimplência de pessoas físicas e jurídicas e da maior seletividade no nível de concessão de crédito pelos agentes financeiros", informaram os economistas da instituição, em nota distribuída à imprensa.

Apesar do aumento das falências decretadas em todas as bases de comparação, o número de pedidos de falência em fevereiro recuou 9,5%, tanto na comparação com janeiro como ante o fevereiro de 2012. No acumulado dos dois primeiros meses do ano, contudo, a variação sobre o mesmo período de 2012 é positiva, de 9,2%.

De acordo com a Boa Vista, o mês de fevereiro "aliviou o crescimento observado nos números de insolvência do mês de janeiro, mas o acumulado do ano ainda apresenta crescimento em todos os indicadores analisados".

Os pedidos de recuperação judicial também subiram em todas as bases de comparação: 10,1% no acumulado do ano e 78,7% na comparação com fevereiro do ano passado. Ante janeiro, a expansão também foi de 78,7%. Os deferimentos de recuperação judicial também cresceram: 75,3% no acumulado do ano, 72,2% ante fevereiro de 2012 e 20,8% sobre janeiro.

Acompanhe tudo sobre:Boa Vista SCPCEmpresasFalênciasSPC

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor