Exportações vão dobrar sob acordo EUA-China, diz assessor da Casa Branca
Sob o acordo comercial anunciado na semana passada, Washington reduzirá algumas tarifas sobre importações da China em troca de compras chinesas
Reuters
Publicado em 16 de dezembro de 2019 às 14h01.
Última atualização em 16 de dezembro de 2019 às 14h07.
Washington — As exportações dos Estados Unidos para a China vão dobrar sob a chamada "fase um" do acordo comercial alcançado entre Washington e Pequim, disse um dos principais assessores da Casa Branca nesta segunda-feira.
"Eles... vão dobrar nossas exportações para a China", afirmou o diretor do Conselho Econômico Nacional, Larry Kudlow, ao Fox News Channel.
Sob o acordo comercial anunciado na semana passada, Washington reduzirá algumas tarifas sobre importações da China em troca de compras chinesas de produtos agrícolas, manufaturados e de energia dos EUA, elevando-as em cerca de 20 bilhões de dólares nos próximos dois anos.
Embora as autoridades norte-americanas tenham comemorado o acordo, as autoridades chinesas foram mais cautelosas, enfatizando que a disputa comercial ainda não foi completamente resolvida.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que as negociações sobre a "fase dois" de um acordo comercial entre os dois gigantes econômicos vão começar imediatamente.
O representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, disse no domingo que ainda não foi determinada uma data para a assinatura do acordo por autoridades dos dois lados.