EXAME Fórum debate os rumos da economia brasileira
Elenco de especialistas fala sobre as chances do Brasil se tornar uma potência mundial
Da Redação
Publicado em 31 de maio de 2010 às 07h09.
São Paulo - Nesta segunda-feira (31/05), a partir das 8h, um ilustre time de economistas, empresários, executivos e autoridades governamentais se reúne no EXAME Fórum, em São Paulo, para debater o tema "Brasil: A construção da quinta maior economia do mundo". As palestras e debates terão cobertura ao vivo do site EXAME.com.
O evento contará com a presença do economista norte-americano Nouriel Roubini, conhecido como "Doutor Apocalipse", apelido dado a ele devido ao tom pessimista das análises e projeções que fazia, ainda em 2005, sobre a onda especulativa no mercado imobiliário dos Estados Unidos. Hoje ele é lembrado como um dos poucos a antecipar a grave crise econômica mundial de 2008.
Roubini deve falar sobre as reais chances que o Brasil tem de cumprir as projeções feitas em estudos e reverberadas nos discursos de políticos e economistas, afirmando que o país será a quinta maior economia do mundo até 2030.
O fórum também trará os pontos de vista de quem tem - e de quem poderá ter - nas mãos a oportunidade de tomar decisões que vão direcionar o desenvolvimento do país. Henrique Meirelles, atual presidente do Banco Central, falará sobre as responsabilidades da autoridade monetária. Os pré-candidatos à Presidência da República José Serra (PSDB) e Dilma Roussef (PT) terão a oportunidade de expor suas ideias de como o Brasil pode chegar ao posto de potência econômica mundial.
Para enriquecer o debate, grandes nomes do empresariado brasileiro trarão suas opiniões sobre o papel da iniciativa privada na construção de um ambiente econômico saudável. Estarão presentes, dentre outros, o presidente do Grupo EBX, Eike Batista, a presidente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, além de Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do Bradesco. Haverá ainda uma palestra do presidente do conselho e editor da Editora Abril, Roberto Civita.