Economia

EUA confirmam que PIB cresceu 2,1% no 4° tri de 2019

Gastos com consumo, que representam cerca de 70% do PIB americano, tiveram expansão anualizada de 1,7% entre outubro e dezembro

Nova York: departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (Pawel Gaul/Getty Images)

Nova York: departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (Pawel Gaul/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 27 de fevereiro de 2020 às 11h11.

Última atualização em 27 de fevereiro de 2020 às 11h12.

São Paulo — O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu à taxa anualizada de 2,1% no quarto trimestre de 2019, de acordo com revisão do indicador, divulgada nesta quinta-feira pelo Departamento do Comércio e que confirmou estimativa preliminar de um mês atrás. O resultado veio em linha com a previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal.

Apenas os gastos com consumo, que representam cerca de 70% do PIB americano, tiveram expansão anualizada de 1,7% entre outubro e dezembro, apresentando forte desaceleração ante os dois trimestres anteriores. O dado foi ligeiramente revisado para baixo em relação à estimativa original, de alta de 1,8%.

O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) avançou à taxa anualizada de 1,3% no quarto trimestre. Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, subiu 1,2% no mesmo período.

Os números do PCE também foram revisados para baixo. Há um mês, as estimativas eram de alta de 1,6% do PCE e de ganho de 1,3% do núcleo do PCE.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)PIB

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto