Exame Logo

Estaleiro norueguês vai investir US$ 100 milhões no Brasil

O Aker Promar, associação entre o grupo norueguês Aker Yards e o carioca Promar, vai investir 100 milhões de dólares na construção do maior estaleiro do Hemisfério Sul no Porto de Rio Grande, no litoral gaúcho. O presidente do estaleiro Aker Promar, Paulo Haddad, disse que a decisão de implantar o estaleiro no país foi […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h37.

O Aker Promar, associação entre o grupo norueguês Aker Yards e o carioca Promar, vai investir 100 milhões de dólares na construção do maior estaleiro do Hemisfério Sul no Porto de Rio Grande, no litoral gaúcho.

O presidente do estaleiro Aker Promar, Paulo Haddad, disse que a decisão de implantar o estaleiro no país foi motivada pelo orçamento da Petrobrás para investimentos nas áreas de petróleo e gás nos próximos 7 anos: 33 bilhões de dólares, dos quais 27 bilhões em navios e plataformas. "A nossa meta é a conquista de 30% deste mercado", afirmou Haddad. Ele explicou que a escolha do Rio Grande do Sul se deve à localização e ao calado do porto marítimo do Rio Grande.

Hadad prevê que em 2006 o estaleiro gaúcho estará entregando dois navios de grande porte; em 2007, três navios; e a partir de 2008, de quatro a cinco por ano. Segundo ele, cada navio está avaliado entre 60 milhões e 70 milhões de dólares. Dos 100 milhões que serão investidos no empreendimento, 60% virão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e 40% serão cobertos por capital de giro do grupo.

Veja também

O estaleiro deve gerar 5 mil empregos diretos e 20 mil indiretos, além de 1,5 mil postos de trabalho temporário durante as obras, que devem começar em setembro. As operações completas estão previstas para o final de 2005, em uma área de 30 hectares. A Aker Yards mantém 19 estaleiros distribuídos pelo mundo. É o maior grupo europeu no setor. No Brasil, a empresa está associada a Promar, do Rio de Janeiro, que controla 49% do negócio.

Com informações da Agência Brasil

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame