Exame Logo

Emprego na indústria recua 0,5%

Abril registra queda depois de três meses de alta

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h19.

Depois de uma expansão de 1,6% em um período de três meses, o emprego no setor industrial brasileiro voltou a cair. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa ficou negativa em 0,5% no mês de abril. Isso na comparação com o mês anterior. Em relação à abril de 2003, a queda foi de 0,2%, no acumulado do ano, 0,6% e no acumulado dos últimos doze meses, 1%. Só não houve redução na medição trimestral, que ficou estável (0%)

Segundo o relatório do IBGE, divulgado nesta quinta-feira (17/6), a queda de 0,2% em relação a abril do ano passado se deve ao desempenho de oito dos 14 locais pesquisados e sete das 18 atividades. Entre os locais pesquisados, a indústria de São Paulo (-1,5%) e da região Sudeste (-1,1%) representaram mais uma vez as principais pressões para a redução do emprego. Outras quedas de impacto ocorreram no Rio de Janeiro (-4,2%) e Rio Grande do Sul (-2,2%). As principais contribuições positivas vieram de Minas Gerais (2,8%) e da região Norte e Centro-Oeste (3,8%).

Veja também

Entre os setores da indústria, as principais influências negativas para o nível de emprego vieram de vestuário (-9,5%), produtos de metal (-7,5%), papel e gráfica (-6,2%) e minerais não-metálicos (-5,7%). Por outro lado, tiveram impacto positivo as contratações efetuadas nos ramos de máquinas e equipamentos (12,5%) e alimentos e bebidas (2,4%), em função do dinamismo na produção.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame