Exame Logo

Economia americana ainda não reage como o esperado pelo mercado

O gasto do consumidor americano registrou uma pequena queda em abril, enquanto a renda pessoal ficou estável em relação a março. Esses dois indicadores econômicos da economia americana sinalizam que o ritmo de recuperação da economia ainda é lento e que o consumidor permanece cauteloso e economizando dinheiro. Outro indicador divulgado nos Estados Unidos nesta […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h28.

O gasto do consumidor americano registrou uma pequena queda em abril, enquanto a renda pessoal ficou estável em relação a março. Esses dois indicadores econômicos da economia americana sinalizam que o ritmo de recuperação da economia ainda é lento e que o consumidor permanece cauteloso e economizando dinheiro. Outro indicador divulgado nos Estados Unidos nesta quinta-feira, o índice de confiança do consumidor, confirma o cenário.

O índice de confiança, medido pela Universidade de Michigan, ficou em 92,1 pontos em maio em comparação com os 86 pontos de abril. É, sem dúvida um bom sinal de recuperação, mas o número ainda ficou abaixo do previsto pelos analistas, que esperavam 92,7 pontos.

Veja também

Os gastos pessoais caíram 0,1%, segundo o Departamento de Comércio. Em março, após alta revista, o índice tinha registrado 0,8%. O gasto do consumidor é responsável por dois terços da atividade econômica do país.

A Universidade de Michigan revisou para baixo os valores depois de anunciar, no dia 16 de maio, um primeiro índice de 93,2 pontos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame