Exame Logo

Dívida pública tem queda em maio

Relação com o PIB foi reduzida para 50,7% e deve continuar diminuindo

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h06.

A dívida líquida do setor público chegou a 1,018 trilhão de reais em maio, resultado inferior ao mês de abril, quando foi de 1,15 trilhão de reais. Na relação com o Produto Interno Bruto (PIB), a queda foi de 51% para 50,7%. Esse é o percentual de tudo o que o país produz comprometido com o pagamento da dívida.

Conforme o relatório da Política Fiscal, divulgado nesta sexta-feira pelo economista Luiz Sampaio Malan, do Departamento Econômico do Banco Central, a relação dívida/PIB era de 51,5% em dezembro de 2005. Desde então, a queda foi de 0,8 ponto percentual.

Veja também

Essa redução acompanha a projeção feita por analistas do mercado financeiro ouvidos no último boletim Focus, do Banco Central. Conforme a pesquisa, os analistas estimam que, ao final do ano, essa relação estará em 50,5%. Para o final de 2007, a previsão é de 49,1%.

O fator que mais contribuiu para a redução da relação dívidas/PIB foi o superávit primário (economia feita pela União, pelos Estados, municípios e empresas estatais para pagar juros da dívida). A valorização do real frente ao dólar e o próprio efeito de crescimento do PIB também foram importantes.

Segundo o relatório do BC, a dívida líquida é formada, essencialmente, pela dívida mobiliária federal, expressa em títulos públicos. Em maio, a dívida mobiliária federal chegou a 999,096 bilhões de reais, o que equivale a 49,7% do PIB.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame