Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Dívida pública cai pelo 6º mês seguido e chega a 82,7% do PIB em agosto

O crescimento do PIB nominal foi o principal fator para a queda do indicador neste mês

Modo escuro

 (EXAME/Exame)

(EXAME/Exame)

A
Agência O Globo

Publicado em 29 de setembro de 2021 às, 10h54.

A dívida pública registrou o sexto mês seguido de queda em agosto e chegou a representar 82,7% do PIB. O número foi divulgado nesta quarta-feira pelo Banco Central (BC).

A trajetória é de queda desde que o indicador atingiu o pico histórico de 89,4% em fevereiro deste ano, com os gastos da pandemia que se elevaram bastante. Em abril, a relação dívida/PIB já estava em 85,3%, caiu para 83,2% em junho e para 83,1% em julho.

Com o resultado do último mês, o indicador volta ao patamar inferior à junho do ano passado. Antes da pandemia, a dívida registrava números por volta de 75% do PIB.

  • Entenda como as decisões do Planalto, da Câmara e do Senado afetam seus investimentos. Assine a EXAME

O principal motivador da queda em agosto é o crescimento do PIB nominal. Como o PIB é denominador da relação com a dívida, quanto ele aumenta, o resultado é de queda no indicador.

Por outro lado, novas emissões de dívida e incorporação de juros contribuíram para reduzir essa queda.

O indicador é acompanhado de perto pelo mercado porque mede a capacidade do país de pagar suas dívidas. O número engloba o resultado do governo federal, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e os governos estaduais e municipais.

A projeção do Instituto Fiscal Independente (IFI) no relatório de setembro é de que a dívida vai voltar a subir e fechar o ano em 85,6%. O órgão avalia que o efeito da inflação que faz subir o PIB nominal deve abrandar nos próximos meses, causando a alta no indicador.

Últimas Notícias

ver mais
Governo pede ao STF que declare emenda dos precatórios inconstitucional
Economia

Governo pede ao STF que declare emenda dos precatórios inconstitucional

Há 4 horas
BNDES aprova financiamento de R$ 10 bilhões para obras do PAC em São Paulo
Economia

BNDES aprova financiamento de R$ 10 bilhões para obras do PAC em São Paulo

Há 5 horas
Governo abrirá edital para renegociação de dívidas tributárias em até 120 vezes
Economia

Governo abrirá edital para renegociação de dívidas tributárias em até 120 vezes

Há 6 horas
Lula afirma que não forçará aplicativos a assinar carteira dos entregadores
Economia

Lula afirma que não forçará aplicativos a assinar carteira dos entregadores

Há 9 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais