Economia

Desemprego no Japão recua para 5,1% em outubro

Por Clarissa Mangueira e Hélio Barboza Tóquio - A taxa de desemprego do Japão caiu para 5,1% em outubro, de 5,3% em setembro, informou o governo japonês hoje. Mas os economistas desconsideraram o sinal otimista, alertando que o apetite dos consumidores pode desaparecer, uma vez que o estímulo do governo começa a diminuir e as […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de novembro de 2009 às 07h31.

Por Clarissa Mangueira e Hélio Barboza

Tóquio - A taxa de desemprego do Japão caiu para 5,1% em outubro, de 5,3% em setembro, informou o governo japonês hoje. Mas os economistas desconsideraram o sinal otimista, alertando que o apetite dos consumidores pode desaparecer, uma vez que o estímulo do governo começa a diminuir e as empresas diminuem os bônus para reduzir custos.

Também hoje, foi divulgado que o consumo das famílias japonesas aumentou 1,6% em outubro, na comparação com o mesmo mês de 2008, informou o Ministério de Assuntos Internos. Em setembro, o consumo das famílias havia aumentado 1% ante o mesmo mês do ano passado. O dado de outubro superou também a previsão de economistas, que projetavam uma alta de 0,6%. Os números relativos ao consumo das famílias são ajustados à inflação.

O gasto dos assalariados teve expansão anual de 0,6% em outubro, mesmo porcentual registrado em setembro. Já a propensão a consumir, que mede a parcela da renda disponível que foi gasta, caiu de 86,5% em setembro para 79,2% em outubro. As informações são da Dow Jones.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor