Exame Logo

Desembolso do BNDES soma R$ 30,1 bi até novembro, 8% menor que 2002

Os desembolsos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) somaram 30,1 bilhões de reais de janeiro a novembro, volume 8% inferior ao do mesmo período do ano passado. Se excluídos os recursos extraordinários liberados pelo Programa Emergencial de Energia (repassados pelo Tesouro Nacional) e pelo Programa FAT Exportação, os desembolsos nos 11 primeiros […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h00.

Os desembolsos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) somaram 30,1 bilhões de reais de janeiro a novembro, volume 8% inferior ao do mesmo período do ano passado. Se excluídos os recursos extraordinários liberados pelo Programa Emergencial de Energia (repassados pelo Tesouro Nacional) e pelo Programa FAT Exportação, os desembolsos nos 11 primeiros meses do ano chegaram a 26,7 bilhões de dólares, 5,9% a mais do que em 2002. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (11/12) pelo BNDES. A expectativa do banco é fechar o ano tendo liberado 34,1 bilhões de reais.

Os desembolsos para as micro, pequenas e médias empresas chegaram a 9 bilhões de reais até novembro, o que representa um aumento de 31% sobre 2002. Eles representaram 32% do total dos desembolsos do BNDES.

Veja também

No segmento automotivo, os financiamentos do BNDES para as exportações alcançaram 688 milhões de dólares. Um aumento de nada menos do que 542% sobre 2002. Já no setor de máquinas e equipamentos, o valor foi de 4,8 bilhões, desempenho 36% superior ao do ano passado. No Programa Agrícola, os desembolsos somaram 2,5 bilhões de reais de janeiro a novembro, um incremento de 16%.

Tecnologia

O BNDES anunciou nesta quinta-feira que vai conceder financiamento de 5 milhões de reais para apoiar a criação de novas empresas de base tecnológica e de novos produtos de Tecnologia da Informação (TI) no Porto Digital de Recife.

Os recursos do banco correspondem a 79,8% dos investimentos que serão feitos pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (César), incubadora de empresas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O apoio do BNDES é por meio do Programa de Financiamento para o Desenvolvimento do Software (Prosoft), criado para estimular o desenvolvimento da indústria nacional de software.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame