Economia

Desembolso do BNDES soma R$ 30,1 bi até novembro, 8% menor que 2002

Os desembolsos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) somaram 30,1 bilhões de reais de janeiro a novembro, volume 8% inferior ao do mesmo período do ano passado. Se excluídos os recursos extraordinários liberados pelo Programa Emergencial de Energia (repassados pelo Tesouro Nacional) e pelo Programa FAT Exportação, os desembolsos nos 11 primeiros […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h00.

Os desembolsos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) somaram 30,1 bilhões de reais de janeiro a novembro, volume 8% inferior ao do mesmo período do ano passado. Se excluídos os recursos extraordinários liberados pelo Programa Emergencial de Energia (repassados pelo Tesouro Nacional) e pelo Programa FAT Exportação, os desembolsos nos 11 primeiros meses do ano chegaram a 26,7 bilhões de dólares, 5,9% a mais do que em 2002. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (11/12) pelo BNDES. A expectativa do banco é fechar o ano tendo liberado 34,1 bilhões de reais.

Os desembolsos para as micro, pequenas e médias empresas chegaram a 9 bilhões de reais até novembro, o que representa um aumento de 31% sobre 2002. Eles representaram 32% do total dos desembolsos do BNDES.

No segmento automotivo, os financiamentos do BNDES para as exportações alcançaram 688 milhões de dólares. Um aumento de nada menos do que 542% sobre 2002. Já no setor de máquinas e equipamentos, o valor foi de 4,8 bilhões, desempenho 36% superior ao do ano passado. No Programa Agrícola, os desembolsos somaram 2,5 bilhões de reais de janeiro a novembro, um incremento de 16%.

Tecnologia

O BNDES anunciou nesta quinta-feira que vai conceder financiamento de 5 milhões de reais para apoiar a criação de novas empresas de base tecnológica e de novos produtos de Tecnologia da Informação (TI) no Porto Digital de Recife.

Os recursos do banco correspondem a 79,8% dos investimentos que serão feitos pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (César), incubadora de empresas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O apoio do BNDES é por meio do Programa de Financiamento para o Desenvolvimento do Software (Prosoft), criado para estimular o desenvolvimento da indústria nacional de software.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada