Exame Logo

Déficit da Previdência atinge 19 bilhões de reais

Valor acumulado no ano é 13,6% maior do que o total registrado no primeiro semestre de 2005

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h18.

A Previdência Social acumulou um déficit de 19,02 bilhões de reais nos primeiros seis meses deste ano. O valor é 13,6% maior do que o prejuízo acumulado no primeiro semestre de 2005, que chegou a 16,73 bilhões de reais.

Apesar do rombo crescente na comparação dos semestres, o déficit previdenciário teve queda de 4,6%, em junho se comparado com o mês de maio. O saldo negativo no mês passado foi de 3,15 bilhões de reais, resultado da diferença entre a arrecadação líquida de 9,65 bilhões de reais, e a despesa com benefícios pagos, de 12,81 bilhões de reais.

Veja também

O bom desempenho da arrecadação foi o que provocou a redução do déficit de um mês para outro. O aumento foi devido, especialmente, à melhoria do mercado de trabalho e ao esforço do governo federal no combate à sonegação. De acordo com Helmut Schwarzer, secretário de Políticas de Previdência Social, há uma tendência de que o prejuízo diminua ao longo dos próximos meses. "As projeções para este ano já contemplam um crescimento bastante importante da arrecadação", diz. "No ano passado, a arrecadação foi de 108 bilhões de reais. Para 2006 a projeção é de que a receita alcance 119 bilhões de reais", afirma.

As informações são da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame