Economia

CPI anual da zona do euro desacelera a 2,4% em março

O resultado final de março confirmou a leitura preliminar e veio em linha com a expectativa de analistas consultados pela FactSet

Zona do euro: inflação desacelera em março (Santiago Urquijo/Getty Images)

Zona do euro: inflação desacelera em março (Santiago Urquijo/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 17 de abril de 2024 às 09h07.

A taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) da zona do euro desacelerou para 2,4% em março, ante 2 6% em fevereiro, segundo revisão divulgada nesta quarta-feira, 17, pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. O resultado final de março confirmou a leitura preliminar e veio em linha com a expectativa de analistas consultados pela FactSet.

No confronto mensal, o CPI do bloco subiu 0,8% em março, também como esperado. O núcleo do CPI, que desconsidera os preços de energia e de alimentos, teve avanço anual de 2,9% em março, igualmente confirmando a estimativa inicial e perdendo força ante o acréscimo de 3,1% de fevereiro. Na comparação mensal, o núcleo avançou 1,1% em março.

CPI do Reino Unido sobe 3,2% na comparação anual de março

O CPI do Reino Unido desacelerou de 3,4% em fevereiro para 3,2% em março, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 17, pelo ONS, como é conhecido o órgão de estatísticas do país. O resultado, porém, ficou acima do esperado por analistas consultados pela FactSet, que esperavam alta de 3,1%.

Na comparação mensal, o CPI do Reino Unido avançou 0,6% em março também acima da projeção da FactSet, de avanço de 0,4%. O núcleo do CPI britânico, que desconsidera preços de energia e alimentos, subiu 4,2% no mês passado, no confronto anual, em linha com a projeção da FactSet. Na comparação mensal, o núcleo avançou 0,6%

Acompanhe tudo sobre:Zona do EuroCPIUnião EuropeiaReino Unido

Mais de Economia

Empresas podem regularizar divergências em PIS e Cofins até novembro

Governo vai aplicar imposto de 15% sobre lucro de multinacionais

BC gasta até R$ 50 milhões ao ano para manter sistema do Pix, diz Campos Neto

Governo edita MP que alonga prazo de dedução de bancos e deve gerar R$ 16 bi de arrecadação em 2025