Exame Logo

Copom baixa Selic para 16% ao ano

É a menor taxa de juros desde março de 2001

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h59.

O Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa de juros básica da economia para 16% ao ano, o menor patamar desde março de 2001. A redução em 0,25 ponto percentual foi sem viés, ou seja, uma nova mudança poderá ocorrer somente na próxima reunião do comitê nos dias 18 e 19 de maio.

O corte confirmou as expectativas do mercado e mostrou que o comitê percebeu que a inflação não estava descontrolada ou sob o risco de fortes pressões. Em nota à imprensa, o BC divulgou: "Avaliando as perspectivas para a trajetória da inflação, o Copom decidiu por unanimidade reduzir a taxa Selic para 16% ao ano, sem viés".

Veja também

Na avaliação de Marcelo de Ávila, economista-chefe da GlobalStation Markets, a redução indica que o Banco Central (BC) ainda está focado no centro da meta de inflação de 5,5% para 2004, ignorando a margem de tolerância. "Enquanto continuar a teimosia de se estabelecer uma meta de inflação ambiciosa, a recuperação econômica do Brasil não virá tão naturalmente quanto o governo vem afirmando", diz Ávila em boletim.

Para o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, a queda não cria condições favoráveis para um processo de retomada da atividade econômica como o setor industrial desejava. O "excesso de cautela" do Copom mantém, na avaliação de Monteiro Neto, a taxa real (juros deflacionados) em 10% ao ano, uma das mais altas do mundo. "Ela não se justifica no momento atual da inflação", afirmou.

Em nota à imprensa, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Horacio Lafer Piva, reafirmou a insatisfação da organização com o ritmo lento de redução dos juros mas num tom menos vigoroso que das últimas notas. " (A redução) nos parece aquém da que poderia ser efetivada diante dos indicadores da economia interna e de um ambiente externo que, no momento, mantém-se sereno."

Taxa de juros Selic - série histórica

2004
Abril
16% ao ano
Março
16,25% ao ano
Fevereiro
16,5% ao ano
Janeiro
16,5% ao ano

2003
Dezembro
16,5% ao ano
Novembro
17,5% ao ano
Outubro
19% ao ano
Setembro
20% ao ano

Fonte: BC
Clique aqui para ver a série histórica da Selic desde 5/3/1999

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame