Economia

Controlar ativos é um desafio para o Japão crescer, diz governo

Um dos maiores desafios para que a economia japonesa inicie um período de crescimento sustentado é encontrar um modo de estabilizar o preço de seus ativos, como os papéis que circulam no mercado de capitais, segundo o presidente do Banco Central do Japão, Toshihiko Fukui. "As flutuações dos preços de ativos têm importantes implicações para […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h15.

Um dos maiores desafios para que a economia japonesa inicie um período de crescimento sustentado é encontrar um modo de estabilizar o preço de seus ativos, como os papéis que circulam no mercado de capitais, segundo o presidente do Banco Central do Japão, Toshihiko Fukui. "As flutuações dos preços de ativos têm importantes implicações para a alocação eficiente de recursos e o crescimento sustentado de longo prazo", afirmou.

Para Fukui, o Japão está se desvencilhando dos efeitos negativos do estouro da bolha especulativa que aconteceu no início dos anos 90 e que arrastou o país para uma década de baixo crescimento. Contudo, ainda há dúvidas sobre a consistência da recuperação apresentada nos últimos meses, representada pelo aumento dos lucros das empresas, pela queda do desemprego e pelo aumento da exportação e da produção industrial.

"Não podemos ter certeza de que a atual recuperação será permanente e forte o bastante para conduzir a economia a um crescimento sustentado", disse Fukui. Alinhando-se à posição de bancos centrais de outros países, o presidente do BC japonês afirmou que a experiência do Japão mostra que o sistema financeiro tem um papel importante na sustentação econômica. Por isso, estabilizar a cotação dos ativos é um passo estratégico.

Segundo o jornal americano The Wall Street Journal, Fukui reconheceu, porém, que a estabilidade dos ativos, no mercado de capitais, nem sempre corresponde a uma taxa específica de inflação, dentro de um determinado prazo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi

Governo autoriza uso de aposentadoria complementar como garantia de empréstimo habitacional