Economia

Consumidor troca agência bancária pela internet, diz BC

O celular e outros dispositivos móveis tiveram crescimento de 335%, porcentual alto e que é explicado pela participação ainda pequena no total, pouco mais de 2%


	Sede do Banco Central em Brasília: as transações pela internet aumentaram 8,6% em relação a 2011 e representaram 37% do total
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Sede do Banco Central em Brasília: as transações pela internet aumentaram 8,6% em relação a 2011 e representaram 37% do total (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2013 às 11h25.

Brasília - O número de operações bancárias em agências e caixas eletrônicos caiu em 2012 em relação ao ano anterior, segundo levantamento do Banco Central divulgado nesta quinta-feira, 10.

O uso da internet e de aparelhos celulares, por outro lado, cresceu novamente, assim como a procura por correspondentes bancários (farmácias, lotéricas, etc.) e atendimento por telefone.

As transações pela internet, que desde 2010 se tornou o principal canal de atendimento bancário, aumentaram 8,6% em relação a 2011 e representaram 37% do total. A maioria dos acessos foi para consulta a extratos e saldos (44%), seguido por outras operações financeiras (32%) e pagamentos de contas e convênios (10%).

O celular e outros dispositivos móveis tiveram crescimento de 335%, porcentual alto e que é explicado pela participação ainda pequena no total, pouco mais de 2%. Nesse caso, 55% dos acessos foram para consultas a saldos e extratos e 43% para outras operações não financeiras.

As operações financeiras responderam por apenas 3% do total. O pagamento de contas e tributos por esse canal cresceu 185% e representou 1,5% das transações por dispositivos móveis.

A procura por agências e caixas eletrônicos caiu 1% em relação a 2011. As duas modalidades responderam, respectivamente, por 25% e 26% das transações. No primeiro caso, o destaque foi a queda de 12% no pagamento de contas nesses estabelecimentos.

Os correspondentes e call centers registraram crescimento de 4% e 5% no número de operações, com participação de 9% e 4% no total, respectivamente. Estabelecimentos conveniados como lotéricas e farmácias verificaram aumento de 14% no pagamento de contas, maior porcentual entre todos os canais.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralBancosFinançasInternetMercado financeiro

Mais de Economia

Banco Central da China surpreende e corta suas principais taxas de juros

Boletim Focus: mercado eleva projeção do IPCA para 2024 de 4% para 4,05%

Plano Real, 30 anos: Como o plano saiu do papel? Veja 3º episódio da série da EXAME

Congelamento de R$ 15 bi no Orçamento será oficializado nesta segunda

Mais na Exame