Economia

Como será a posse de Lula em 1o de janeiro

A posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, promete ser a maior festa popular já vista em Brasília. Estão sendo esperadas cerca de 150 mil pessoas para comemorações que começam às 11h e não deve terminar antes das 21h. O evento está sendo coordenado pelo secretário nacional de Organização do PT, Silvio Pereira. […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h49.

A posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, promete ser a maior festa popular já vista em Brasília. Estão sendo esperadas cerca de 150 mil pessoas para comemorações que começam às 11h e não deve terminar antes das 21h. O evento está sendo coordenado pelo secretário nacional de Organização do PT, Silvio Pereira. Ele divide o trabalho com o deputado federal reeleito Paulo Delgado (PT-MG), responsável pelas delegações estrangeiras, e com o publicitário Duda Mendonça. "Queremos levar o máximo de pessoas para a comemoração , diz Pereira.

O PT está preparando uma grande festa popular na Esplanada dos Ministérios, com show da dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano e seus convidados (Gilberto Gil, Fernanda Abreu e Neguinho da Beija-Flor). As apresentações acontecerão simultâneamente em quatro grandes palcos (o maior deles fica com os sertanejos), entre 11h e 14h30 - antes da chegada de Lula. Também farão shows os artistas do Balé Folclórico da Floresta Amazônica (PA), o grupo Paulo Ortaça e Boleadeiros (RS), o grupo de maracatu Aruanda (MG), a Orquestra de Frevo de Recife e os bonecos de Olinda (PE).

Também devem se apresentar, em um desfile pelas avenidas da Esplanada, o bloco Filhos de Gandhi (BA), o grupo Bate-Lata (SP) e a escola de samba Mangueira (RJ).

Lula chegará por volta das 14h30 na Catedral de Brasília. Em carro separado chegará o vice-presidente eleito José de Alencar e ambos subirão no Rolls-Royce presidencial (abaixo) - e passam a ser escoltados pelo 1o Regimento da Cavalaria de Guarda, conhecido como Dragões da Independência. O Rolls-Royce, doado pela rainha da Inglaterra em 1953, não é blindado. Da Catedral seguem para o Congresso.

Lula e Alencar serão recebidos pelos presidentes do Senado e da Câmara na entrada do Congresso. Depois de empossados, voltam para o carro aberto e desfilam pela praça dos Três Poderes e pela Esplanda dos Ministérios, em direção ao Palácio do Planalto. Segundo Duda Mendonça, o Rolls-Royce poderá ser substituído durante o desfile pelo "papamóvel", veículo usado pelo Papa João Paulo II em sua penúltima vinda ao Brasil. "Não é mais o papamóvel, agora é o Lula-móvel" disse Mendonça.

De acordo com Mendonça, o carro usado pelo Papa pode ser uma alternativa em caso de chuva.

Lula deve tomar posse no Congresso por volta das 15h e chegar ao Palácio às 16h, quando receberá a faixa presidencial de Fernando Henrique Cardoso. O público poderá acompanhar todas as solenidades por sete telões instalados na Esplanada e na praça dos Três Poderes. A comemoração deve terminar após as 20h30, quando Lula receberá os cumprimentos das missões estrangeiras no Palácio da Alvorada. Segundo o PT, não serão pagos cachês para os artistas, e os grupos regionais terão apoio de prefeituras e governos estaduais. Os custos da festa estão estimados em cerca de R$ 1,5 milhão. A segurança pessoal de Lula ficará a cargo do Gabinete Institucional da Presidência da República.

O diretório do PT em Brasília criou um serviço telefônico de informações para orientar as caravanas: 0800-644-7013. Serão distribuídos 200 mil lenços das cores da bandeira brasileira.

1000 ônibus e segurança

O coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança da Secretaria da Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), coronel Carlos Lopes, acredita que pelo menos mil ônibus chegarão a Brasília, em caravanas. Segundo Lopes, não será permitido o uso dos ônibus para a condução das caravanas à Esplanada dos Ministérios, onde serão colocados banheiros químicos e barracas para venda de bebidas e alimentos.

Será permitido o acesso de carros particulares na Esplanada até às 11h ou até a lotação dos estacionamentos ser atingida. Os motoristas poderão deixar os carros nos estacionamentos dos Ministérios, com capacidade para 10 mil veículos. Mas só poderão deixar o local após o término da solenidade. Após as 11h, apenas os carros de convidados terão permissão para transitar no local até às 14h. Após esse horário, apenas as viaturas de serviço e socorro médico poderão circular.

Lopes disse que a segurança será feita com 5 mil policiais militares, 700 soldados do Corpo de Bombeiros, 200 policiais civis à paisana e 100 agentes do Detran. O efetivo total, com a participação de agentes federais e militares, contará com 12 mil homens responsáveis pela segurança.

Programação

  • 12h Show com Zezé di Camargo e Luciano e amigos
  • 14h30 Saída de Lula da Catedral de Brasília, em carro aberto, até o Congresso Nacional
  • 15h Posse no Congresso Nacional, discurso de Lula
  • 16h Saída para o Palácio do Planalto
  • 16h15 Transmissão da faixa presidencial
  • 16h45 Cumprimento ao atual e ao novo ministério
  • 17h Despedida de Lula e FHC, posse dos novos ministros
  • 18h Pronunciamento de Lula no parlatório do Palácio do Planalto
  • 19h Desfile de Lula em carro aberto pela praça dos Três Poderes e Esplanada dos Ministérios
  • 19h30 Encerramento
  • 20h30 Cumprimentos de delegações estrangeiras no Palácio da Alvorada

    1 - Lula chega à Catedral de Brasília e troca o carro fechado pelo Rolls-Royce

    2, 3 e 4 - Lula e Alencar seguem em carro aberto até o Congresso Nacional, onde participam da cerimônia de posse

    5 e 6 - Presidente e vice chegam ao Palácio do Planalto para a cerimônia de transmissão da faixa presidencial e para a nomeação dos ministros

    7 - Lula discursa no parlatório do Planalto

    8 e 9 - Lula e Alencar desfilam em carro aberto

    10 - Chegada à Esplanada dos Ministérios, onde termina a cerimônia de posse

  • Acompanhe tudo sobre:[]

    Mais de Economia

    Câmara aprova texto-base do projeto que reonera a folha de pagamentos a partir de 2025

    Relator retira 'jabuti' com impacto de R$ 24 bi nas contas de luz de projeto sobre combustíveis

    Produção de motos no Polo Industrial de Manaus cresce 11,4% em agosto

    Polícia Federal deflagra operação contra fraudadores da Previdência Social no estado do RJ