China promete intensificar supervisão do mercado de minério de ferro após salto nos preços
Anúncio veio após recentes saltos nos preços do minério
Agência de notícias
Publicado em 23 de novembro de 2023 às 09h38.
Última atualização em 23 de novembro de 2023 às 09h43.
Órgãos regulatórios na China prometeram intensificar a supervisão do mercado de minério de ferro local e alertaram operadores a não especular ou impulsionar os preços da commodity segundo comunicado conjunto divulgado nesta quinta-feira, 23. O anúncio veio após recentes saltos nos preços do minério.
A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR), principal órgão de planejamento chinês, afirmou que os reguladores se reuniram com alguns operadores de minério de ferro e empresas do mercado de futuros.
- China promete atrair mais capital estrangeiro e impulsionar consumo doméstico
- Melhor celular até R$ 1,2 mil: dez melhores opções para comprar em 2024
- Robô aspirador: confira as melhores opções custo-benefício
- Lucro dos bancos subiu, mas baixas avaliações devem pesar no crescimento do crédito, diz BCE
- Quando é a Black Friday 2023? Veja qual dia cai a data
- Em busca da melhor placa de vídeo? 5 modelos com bom custo-benefício
Reguladores
Reguladores pediram às empresas que não exagerem nos aumentos de preços ou façam estoques de minério. Elas também foram orientadas a não fazer movimentos especulativos ou manipular o mercado futuro, de acordo com o comunicado. Não há detalhes sobre as empresas que participaram da reunião.
Ainda segundo o comunicado, a CNDR e outros reguladores - a Administração Estatal de Regulamentação do Mercado e a Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China - irão acompanhar o mercado de perto e reprimir eventuais violações.
Após o comunicado, o contrato futuro de minério de ferro mais negociado na Bolsa de Commodities de Dalian passou a cair e, por volta das 2h55 (de Brasília), era negociado a 970 yuans (US$ 135 56), com queda de 1,5%.