Economia

China diz ter recuperado 6,2 bi de dólares desviados

Desde que chegou ao poder no fim de 2012, o presidente chinês, Xi Jinping tem comandando uma ampla campanha contra a corrupção


	O presidente chinês, Xi Jinping: ele tem comandando uma ampla campanha contra a corrupção
 (Johannes Eisele/AFP)

O presidente chinês, Xi Jinping: ele tem comandando uma ampla campanha contra a corrupção (Johannes Eisele/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de julho de 2015 às 08h33.

Pequim - A China recuperou 38,7 bilhões de iuanes (6,2 bilhões de dólares) em perdas decorrentes da corrupção, informou a mídia estatal, à medida que a liderança chinesa mantém uma campanha firme contra irregularidades.

Autoridades condenadas por crimes de corrupção foram obrigadas a devolver terras e propriedades ao Estado, disse o Diário do Povo em seu site, citando o órgão de combate à corrupção do Partido Comunista.

O órgão disse que os valores foram recuperados entre uma reunião da cúpula do Partido em novembro de 2012 e junho deste ano. Pessoas e empresas que receberam isenções fiscais de forma ilegal também tiveram que devolver o dinheiro, acrescentou.

Desde que chegou ao poder no fim de 2012, o presidente chinês, Xi Jinping, que ocupa as lideranças do partido e das Forças Armadas, tem comandando uma ampla campanha contra a corrupção, prometendo ir atrás tanto dos poderosos "tigres" como das pequenas "moscas".

O principal "tigre" preso até o momento é Zhou Yongkang, de 72 anos, que foi condenado à prisão perpétua por receber propina, vazar segredos de Estado e abuso de poder, de acordo com o governo.

Acompanhe tudo sobre:Partidos políticosÁsiaChinaCorrupçãoEscândalosFraudes

Mais de Economia

Fazenda projeta crescimento do PIB de 2,3% e IPCA de 3,6% em 2026

Ata do Copom: ciclo de cortes da Selic será conduzido com ‘serenidade’

Gastos com ex-presidentes superam R$ 9,5 milhões em 2025

Nova regra sobre trabalho em feriados deve entrar em vigor em março