Exame Logo

Cássio Casseb Lima assumirá o Banco do Brasil

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, apresentou Cássio Casseb Lima como o novo presidente do Banco do Brasil. Palocci informou que na carreira do novo presidente estão importantes passagens pelo setor bancário, citando BankBoston, Banco Francês e Brasileiro e Citibank. Casseb foi também presidente da Credicard S/A e atuou na Vicunha. Ele assume a diretoria […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h38.

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, apresentou Cássio Casseb Lima como o novo presidente do Banco do Brasil. Palocci informou que na carreira do novo presidente estão importantes passagens pelo setor bancário, citando BankBoston, Banco Francês e Brasileiro e Citibank. Casseb foi também presidente da Credicard S/A e atuou na Vicunha. Ele assume a diretoria do BB no lugar de Eduardo Guimarães, na presidência desde março de 2001.

Casseb é tido no mercado financeiro como um executivo preparado, obstinado e extremamente competitivo. "Ele é uma daquelas pessoas para quem as únicas barreiras que existem são as que ele mesmo impõe", diz um conhecido que prefere não se identificar. Sua passagem na tesouraria do Citibank foi considerada um grande sucesso para os padrões do banco.

Veja também

Nascido em 8 de agosto de 1955, Casseb é formado em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1978). Foi diretor da Tesouraria no Brasil e diretor Comercial para a Região Noroeste do Credit Lyonnais (Banco

Francês e Brasileiro), consultor financeiro para a Votorantim S.A, tesoureiro e vice-presidente-executivo do Banco Mantrust SRL.

No Citibank, foi diretor da Tesouraria, Derivados, Produtos e Posicionamentos, incluindo o relacionamento com os membros do governo. Foi membro do comitê da Andima Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto) e do IBCB (Instituto Brasileiro de Ciência Bancária) e presidente da Credicard S.A. Administrou todos os segmentos da empresa: marketing, tecnologia, crédito e prevenção contra fraude.

Casseb teria sido "recompensado" com a presidência da Credicard, posição que ele mesmo teria escolhido. No entanto, sua passagem pela empresa de cartões --controlada por Itaú, Unibanco e Citibank e administrada por executivos do banco americano-- não foi um sucesso comparável à do Citi. Ele assumiu a Credicard quando a empresa sofria com uma processo de expansão acelerada e um crescimento no volume de fraudes nos cartões. Depois de uma momentânea (menos de uma semana) passagem pela Golden Cross, Casseb assumiu uma das diretorias de uma companhia do grupo Vicunha, do empresário Benjamin Steinbruch.

Diretoria do BB

O ministro da Fazenda, Antônio Palocci, disse que a equipe econômica procurou mesclar a experiência de profissionais de fora do Banco do Brasil e de funcionários de carreira, ao montar a nova diretoria da instituição.

O vice-presidente de varejo é Edson Machado Monteiro, vindo da Brasilcap Capitalizações S.A. O vice-presidente de negócios internacionais e atacado, Rossano Maranhão Pinto, permanecerá no cargo, assim como o vice-presidente de agronegócios e governo, Ricardo Alves da Conceição. O de tecnologia e infra-estrutura será José Luiz de Cerqueira César, ex-diretor de tecnologia e sistemas da BM&F. O de crédito e gestão de pessoas será Luiz Oswaldo Moreira de Souza. O de finanças e mercados de capitais, Luiz Eduardo Franco de Abreu. E o vice-presidente de controle e relações com o investidor será Adézio de Almeida Lima.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame