Exame Logo

Capital de risco volta à América Latina

Fundos de capital de risco americanos estão retornando para a América Latina em busca de novas aquisições, de acordo com o The Wall Street Journal. A reportagem do jornal americano diz que investimentos feitos com capital de risco na região caíram de aproximadamente 5 bilhões de dólares, em 1998, para menos de 800 milhões no […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h49.

Fundos de capital de risco americanos estão retornando para a América Latina em busca de novas aquisições, de acordo com o The Wall Street Journal. A reportagem do jornal americano diz que investimentos feitos com capital de risco na região caíram de aproximadamente 5 bilhões de dólares, em 1998, para menos de 800 milhões no ano passado. Mas agora, com a estabilidade política e econômica retornando aos países, investidores se preparam para fechar negócios.

"Boa parte desta reviravolta está sendo alimentada pelo presidente brasileiro Luis Inácio Lula da Silva, um governante de esquerda que tem mantido uma política fiscal apertada e adotado medidas que agradaram o mercado desde que assumiu, em janeiro", afirma o jornal. Além do Brasil, a economia argentina também é citada como exemplo: "sinais de reaquecimento depois de quatro anos de recessão, default e desvalorização também estão ajudando."

Veja também

Entretanto, a corrida dos investidores começa pelo México e Chile. Pelo menos dois fundos de capital de risco estão sendo aconselhados por analistas americanos (do Coudert Brothers e do Baring Private Equity Partners) a fazer aquisições no México. No Chile, a Southern Cross Corp, outro fundo americano, espera abrir o capital da La Polar, uma cadeia de lojas de departamento local adquirida pelo fundo em 1999.

A Southern Cross, por sinal, acabou de finalizar o levantamento de 110 milhões de dólares para um novo fundo de capital de risco - que fez uma proposta de compra da AT&T Latin America e está preparando um acordo para adquirir a Dial Corp., na Argentina.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame