Economia

Bush dá 48 horas para Saddam deixar o país

Em discurso transmitido pela TV às 22h00 (hora de Brasília), o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, deu 48 horas para o ditador iraquiano Saddam Hussein deixar o país com sua família, se quiser evitar um ataque americano. Bush desistiu de tentar passar uma nova resolução no Conselho de Segurança das Nações Unidas e […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h00.

Em discurso transmitido pela TV às 22h00 (hora de Brasília), o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, deu 48 horas para o ditador iraquiano Saddam Hussein deixar o país com sua família, se quiser evitar um ataque americano.

Bush desistiu de tentar passar uma nova resolução no Conselho de Segurança das Nações Unidas e invocou duas resoluções aprovadas pela ONU na época da primeira guerra do Golfo, em 1991, que autorizavam o uso da força militar contra o Iraque, caso o país se recusasse a aniquilar suas armas de destruição em massa.

O presidente americano também fez um apelo para que o Exército iraquiano deixe as tropas americanas entrarem no país e tentou deixar claro que a guerra será contra Saddam e seus seguidores, não contra o povo iraquiano. As conseqüências de um ataque à revelia das Nações Unidas ainda são imprevisíveis para a segurança, política e economia do planeta.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada