Brasil precisa de US$ 26 bilhões para infra-estrutura por ano
Saída para financiamentos pode estar nos fundos de participação, diz Abdib
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h36.
O Brasil precisa a cada ano de 26,8 bilhões de dólares (cerca de 58 bilhões de reais) para a infra-estrutura, calcula Paulo Godoy, presidente da Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib). De acordo com a entidade, levantar esse dinheiro representaria acabar com o principal obstáculo à expansão de obras de transportes, energia e saneamento, entre outras.
Para a Abdib, o caminho para acabar com o gargalo do financiamento deve ser aberto por meio dos fundos de participação em empreendimentos de infra-estrutura, que poderiam levantar até 75 bilhões de reais para o setor. Nesses fundos, os aplicadores compram cotas e um gestor fica responsável pela alocação dos recursos em projetos.
O governo já ofereceu um incentivo nesse sentido: aliviou a tributação para investidores estrangeiros interessados em aplicar dinheiro nos fundos. Também há uma proposta discutida pelo Ministério do Trabalho que envolve o uso de valores do patrimônio líquido do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que hoje estão aplicados em títulos da dívida pública. Os recursos seriam destinados a fundos de participação em obras de infra-estrutura.
Para motivar a entrada de investidores estrangeiros nos fundos de participação,a Abdib promove um encontro com cerca de 400 gestores e potenciais aplicadores na Alemanha ainda neste mês.