Economia

Brasil e Espanha decidem impulsionar cooperação bilateral

Essa decisão foi tombada em uma declaração de intenções assinada por ambos os governos e que "entrou em aplicação" hoje mesmo


	Espanha: ambos os países se comprometem a elaborar um programa de trabalho para melhorar a assistência administrativa mútua
 (Gerard Julien/AFP)

Espanha: ambos os países se comprometem a elaborar um programa de trabalho para melhorar a assistência administrativa mútua (Gerard Julien/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2016 às 13h56.

Priorizar nos meus resultados Google

Brasília - O Brasil e a Espanha decidiram impulsionar uma maior cooperação bilateral nas áreas tributária e aduaneira, o que permitirá coordenar esforços contra as fraudes e a evasão fiscal, informaram à Agência Efe nesta quarta-feira fontes diplomáticas.

Essa decisão foi tombada em uma declaração de intenções assinada por ambos os governos e que, de acordo com a nota da embaixada da Espanha no Brasil enviada à Efe, "entrou em aplicação" hoje mesmo.

Essa declaração estabelece que ambos os países se comprometem a elaborar um programa de trabalho para melhorar a assistência administrativa mútua, impulsionar a transparência e a troca de informação em assuntos tributárias e alfandegários.

Também se propõem estabelecer mecanismos para garantir a segurança jurídica nos intercâmbios econômicos bilaterais e reforçar o combate aos crimes fiscais.

O comunicado sustenta que essas iniciativas contribuirão para a promoção dos investimentos mútuos entre dois países que deram a suas relações comerciais e econômicas um caráter "estratégico".

A Espanha é há mais de duas décadas um dos principais investidores estrangeiros no Brasil, um país no qual as empresas espanholas mantêm capitais calculados em US$ 64 bilhões.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEuropaPiigsDados de BrasilEspanhaDiplomaciaFiscalização

Mais de Economia

Sem ajuste fiscal no Lula 4, Selic deve ficar alta por mais tempo, diz relatório

Aneel mantém bandeira verde: entenda o que isso muda na sua conta de luz

Desemprego cai a 5,2% no Brasil, menor taxa para um 3º trimestre desde 2012

CBS de 11,3% surpreende e acende alerta para IVA de 30%, dizem tributaristas