EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h50.
O BNDES vai financiar a instalação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Rio Branco com R$ 12,25 milhões. O projeto, que terá 6,9 MW de capacidade instalada, pretende aumentar a oferta de energia no estado de Rondônia e será instalada no município de Alta Floresta do Oeste.
O financiamento será dado para a Hidrossol (Hidrelétricas Cassol Ltda.), constituída em 2001 para implantar a PCH Rio Branco. A empresa faz parte do Grupo Cassol, que tem atuado no ramo de geração e comercialização de energia em Rondônia. Hoje, o Grupo possui quatro PCHs em operação na região: Santa Luzia; Cabixi I e II; e Monte Belo.
O projeto prevê também a implantação de um sistema de transmissão com 94 km de extensão. O financiamento do BNDES representa 63% dos investimentos totais na PCH. O projeto deve gerar 330 empregos. Os recursos serão repassados pelo Banco do Brasil, agente financeiro responsável pela operação.
A comercialização da energia gerada será efetuada pela CERON, responsável pela distribuição de energia elétrica no Estado. O contrato de compra e venda de energia já está em negociação, com previsão de venda de 42.308 MWh/ano.