Economia

BC recebe certificação pela gestão de reserva internacional

O Sistema de Gestão da Qualidade visa a aprimorar o monitoramento das operações de títulos, moedas internacionais e depósitos realizado com as reservas internacionais


	Banco Central: a certificação ISO 9001 tem validade de três anos
 (Divulgação/Banco Central)

Banco Central: a certificação ISO 9001 tem validade de três anos (Divulgação/Banco Central)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de novembro de 2012 às 10h05.

Brasília - O Banco Central (BC) recebeu a certificação ISO 9001 pela gestão das reservas internacionais. De acordo com o BC, a certificação é resultado de um projeto de aprimoramento do gerenciamento das reservas, adotado com o objetivo de buscar as melhores práticas internacionais.

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) visa a aprimorar o monitoramento das operações de títulos, moedas internacionais e depósitos realizado com as reservas internacionais. De acordo com nota da instituição, “a eficácia do monitoramento dá ao gestor das reservas internacionais a certeza de que os recursos estão sendo efetivamente aplicados em total concordância com os parâmetros de risco previamente estabelecidos”.

O BC lembra que a sigla ISO refere-se à International Organization for Standardization, cujos padrões normativos são adotados em mais de 140 países e envolvem um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade. Para se obter a certificação é necessário que a instituição tenha um Sistema de Gestão da Qualidade implementado e auditado por órgão certificador, credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A certificação, emitida pela certificadora BRTUV Avaliações da Qualidade, tem validade de 3 anos desde que o sistema de gestão seja avaliado anualmente pelo órgão certificador.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralMercado financeiro

Mais de Economia

Em carta a Haddad, Galípolo cita dólar, alimentos e quadro fiscal ao explicar inflação fora da meta

Em vídeo, Lula reforça que governo não vai taxar transferências via Pix

Potencial econômico da China é visto como forte por mais de 70% globalmente

China amplia déficit e intensifica políticas fiscais para crescimento em 2025