Exame Logo

BC do Japão faz avaliação mais otimista sobre economia local

Expectativa mais otimista em 12 anos foi baseada em exportações e consumo privado sólidos e a convicção de que a recuperação está ganhando força

Haruhiko Kuroda: "a economia do Japão deve continuar expandindo de forma moderada" (REUTERS/Yuya Shino/Reuters)
R

Reuters

Publicado em 10 de julho de 2017 às 09h00.

Tóquio - O banco central do Japão ofereceu sua visão mais otimista sobre as economias regionais do país em mais de uma década devido às exportações e consumo privado sólidos, destacando sua convicção de que a recuperação está ganhando força.

Mas o presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, reiterou sua resolução de manter a política monetária ultrafrouxa até que a inflação esteja acima de sua meta de 2 por cento, num sinal de que o banco central japonês não se juntará em breve aos dos Estados Unidos e da Europa em reduzir o estímulo.

Veja também

"A economia do Japão deve continuar expandindo de forma moderada", disse Kuroda em reunião trimestral de gerentes dos braços regionais do banco central.

No relatório trimestral sobre áreas regionais do Japão, o Banco do Japão melhorou sua avaliação para cinco das nove regiões e manteve sua visão otimista para as outras quatro.

O relatório descreveu seis economias regionais como "expandindo moderadamente" ou "avançando na direção de uma expansão moderada".

Foi a primeira vez que o banco usou linguagem tão forte para tantas regiões desde que começou a fazer o relatório em abril de 2005.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoGovernoJapão

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame