Exame Logo

BC da Austrália surpreende com decisão de manter juros

O Reserve Bank of Australia (RBA, banco central do país) chocou os mercados financeiros nesta terça-feira com a decisão de deixar sua taxa básica de juros inalterada em 3,75%, dizendo que precisa de tempo para avaliar os efeitos dos aumentos do final de 2009 e dos pesadas elevações de juros efetuadas pelos bancos. Mas o […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

O Reserve Bank of Australia (RBA, banco central do país) chocou os mercados financeiros nesta terça-feira com a decisão de deixar sua taxa básica de juros inalterada em 3,75%, dizendo que precisa de tempo para avaliar os efeitos dos aumentos do final de 2009 e dos pesadas elevações de juros efetuadas pelos bancos. Mas o RBA também deixou muito espaço para uma provável retomada do aperto em sua política monetária nos próximos meses, dizendo que as taxas de juros terão de subir se a economia crescer como esperado.

Além do fato de os bancos comerciais terem aumentado mais os juros do que as recentes elevações aplicadas pelo banco central, o RBA também apontou as medidas adotadas pela China para controlar o fluxo monetário, e disse que a expansão das principais economias do mundo provavelmente será modesta.

Veja também

"Os emprestadores em geral elevaram as taxas um pouco mais do que a taxa básica nos últimos meses e a maioria das taxas de empréstimo aumentou em quase um ponto porcentual", observou Stevens. "Como a informação sobre o impacto inicial destas mudanças ainda é limitada, o Conselho julgou apropriado manter uma posição estável de política monetária por enquanto", afirmou.

Tendo em vista o aquecimento do mercado de trabalho, a forte demanda de exportações e a deterioração das perspectivas de inflação no médio prazo, os economistas esperavam um quarto aumento consecutivo da taxa básica, o que seria um recorde. Uma pesquisa com 20 economistas conduzida pela Dow Jones apurou que todos previam a elevação da taxa. Apesar da decisão de mantê-la no nível atual, o RBA permanece como o banco central mais conservador do G-20.

Com informações da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame