Exame Logo

BC: alta do juro em outubro foi 'pontual e esporádico'

Por Fernando Nakagawa Brasília - O aumento do juro nas operações de crédito livre em outubro foi um movimento "pontual, esporádico e um ponto fora da curva". A avaliação foi feita hoje pelo chefe-adjunto do Departamento Econômico do Banco Central, Túlio Maciel. No mês passado, as taxas de juros às pessoas físicas e empresas subiram […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 25 de novembro de 2009 às 12h26.

Por Fernando Nakagawa

Brasília - O aumento do juro nas operações de crédito livre em outubro foi um movimento "pontual, esporádico e um ponto fora da curva". A avaliação foi feita hoje pelo chefe-adjunto do Departamento Econômico do Banco Central, Túlio Maciel. No mês passado, as taxas de juros às pessoas físicas e empresas subiram pela primeira vez desde novembro de 2008. Ele explica a alta das taxas pelo aumento do custo de captação dos bancos, movimento que foi diretamente influenciado pela perspectiva de aumento do juro no ano de 2010.

Veja também

Na avaliação de Maciel, o comportamento das taxas no mês passado "não sugere alteração na tendência dos juros". Para ele, será retomada a trajetória de queda porque a inadimplência dos empréstimos tende a cair mais rapidamente nos próximos meses. "A inadimplência da pessoa física continua em declínio e a inadimplência da pessoa jurídica parou de subir", observa.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame