Argentina perde ação na Justiça britânica e pode ter que pagar 1,3 bi de euros a investidores
Perdas são associadas a títulos ligados ao crescimento econômico do país
Agência de notícias
Publicado em 6 de abril de 2023 às 09h11.
A Justiça britânica determinou nesta quarta-feira, 5, que a Argentina deve compensar investidores estrangeiros em mais de 1,330 bilhões de euros por perdas associadas a títulos ligados ao crescimento econômico do país.
A decisão da Alta Corte de Londres está relacionada a papéis de dívidas denominadas em euro emitidos pelo governo argentino em 2005 e 2010. Em 2013, Buenos Aires mudou os parâmetros de cálculos para a expansão do Produto Interno Bruto ( PIB ) do país, o que teve impacto na remuneração desses títulos.
- Rais: prazo para entrega termina nesta quarta-feira, 5
- Setor privado dos EUA cria 145 mil empregos em março, abaixo do esperado; diz ADP
- Arábia Saudita anuncia corte na produção de petróleo em conjunto com outros membros da Opep
- Chefe da política externa da UE critica China por apoio à Rússia na guerra da Ucrânia
- Campos Neto diz que BC não pensa em criar forward guidance agora
- RMB torna-se a segunda maior moeda de reserva internacional do Brasil
Por meio da ação, o Palladian Partners e outros fundos de hedge argumentaram que alteração violou os termos da compra. O juiz Simon Picken acatou os argumentos e definiu que a Argentina deve pagar 1,33 bilhão mais juros aos investidores. Desse valor, 643 milhões de euros seriam para os quatro fundos envolvidos no processo.
O governo argentino deve recorrer.O caso representa mais uma derrota judicial à Argentina, que enfrenta um quadro de esgotamento de reservas internacionais e dificuldades para pagar dívidas. Na semana passada, um tribunal de Nova York decidiu contra a nação sul-americana em uma ação relativa à expropriação da estatal YPF na Espanha.