Economia

AIE vê menor produção da Opep; menor crescimento em 2015

AIE reduziu sua previsão para a demanda global de petróleo em 2014 para 91,47 milhões de bpd, ante 91,55 milhões de bpd projetados no relatório do mês passado


	Refinaria de petróleo: agência fez uma pequena mudança em sua perspectiva para a produção de petróleo dos EUA
 (Getty Images)

Refinaria de petróleo: agência fez uma pequena mudança em sua perspectiva para a produção de petróleo dos EUA (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2014 às 14h14.

São Paulo - A Administração de Informação de Energia (AIE), do governo dos Estados Unidos, reduziu sua projeção para o crescimento da demanda global por petróleo no próximo ano e fez cortes ainda mais profundos nas perspectivas para produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

A AIE reduziu sua previsão para a demanda global de petróleo em 2014 para 91,47 milhões de barris por dia (bpd), ante 91,55 milhões de bpd projetados no relatório do mês passado, segundo dados publicados nesta terça-feira.

Como resultado, a entidade projeta agora consumo subindo 1,24 milhão de bpd, queda de 100 mil bpd ante relatório de setembro, mas ainda acima da alta de 1 milhão de bpd estimada para 2014.

No contexto do enfraquecimento da demanda, a agência reduziu sua previsão para a produção de petróleo e outros combustíveis líquidos pela Opep para 35,51 milhões de barris por dia em 2015, queda de 350 mil bpd ante projeção do mês passado.

Com relação apenas à produção de petróleo, a AIE reduziu a projeção de produção pela Opep em 300 mil bpd para 29,24 milhões. Em setembro, a Opep bombeou cerca de 31 milhões de barris por dia, segundo pesquisa da Reuters.

A agência fez uma pequena mudança em sua perspectiva para a produção de petróleo dos EUA, que vem batendo projeções rotineiramente.

A AIE estimou a produção dos EUA em 2015 em 9,5 milhões de bpd, ante 9,53 milhões de bpd um mês antes.

A agência também reduziu sua expectativa para os preços médios do petróleo Brent para 101,67 dólares por barril em 2015, ante 103 dólares projetados anteriormente.

"O enfraquecimento da demanda global ajudou a reduzir os preços do Brent do Mar do Norte para uma média de 97 dólares por barril em setembro, o primeiro mês em mais de dois anos em que os preços do Brent ficaram em uma média abaixo de 100 dólares por barril", disse a AIE em seu relatório.

A agência projeta preços médios do Brent em 98 dólares por barril no último trimestre deste ano.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEstados Unidos (EUA)Países ricosPetróleo

Mais de Economia

Câmara aprova lei que cria incentivos fiscais para transição energética com hidrogênio verde

'Alta de juros está na mesa do BC', diz Galípolo

Qual o valor do novo salário mínimo em 2025? Veja quando começa a valer

Mais na Exame