Exame.com
Continua após a publicidade

Que tal criar pausas para um bate-papo?

Não é exagero afirmar que as melhores oportunidades de negócio e carreira são frutos de networking. Confira dicas para manter o seu bem ativo!

F
Fernando Mantovani — Sua Carreira, Sua Gestão

Publicado em 4 de fevereiro de 2019 às, 10h57.

Suponha que você perca o emprego hoje. Para quem pediria ajuda na recolocação, um conselho sobre qual rumo seguir ou a validação de seus projetos? Agora, com essa pessoa em mente, tente lembrar quantas vezes vocês se falaram nos últimos três meses. Se a resposta foi nenhuma, sua situação não é boa.

Não é exagero afirmar que as melhores oportunidades de negócio e carreira são frutos de networking. É claro que não dá para acreditar que irá sustentar sua trajetória profissional apenas com indicações. O que falo aqui é sobre investir no seu desenvolvimento enquanto se cerca de pessoas que te inspiram, motivam ou auxiliam a ser melhor, como pessoa e profissional.

É inadmissível conhecer as pessoas certas, mas só entrar em contato com elas quando precisa de um favor. Aliás, não ter zelo pelos relacionamentos é um erro grave de muitos profissionais e o bom networking precisa estar ativo independentemente do seu momento de carreira. Vou te dar cinco sugestões: 

  • Evite almoçar sozinho - Crie o hábito de chamar pessoas para almoçar com você, sejam elas da própria empresa ou de outras. Aproveite o momento para trocar informações sobre carreira, projetos, mercado de trabalho ou outro tema de interesse comum entre vocês.
  • Saiba ouvir - Quando estiver participando de uma conversa, demonstre real interesse pelo que a outra pessoa tem a dizer, sem pensar apenas nos benefícios que ela pode trazer para você. Preste atenção aos detalhes da conversa, faça perguntas e evite manipular o encontro com seus assuntos. Comprometa-se, inclusive, a ouvir com atenção quem tem pontos de vista diferentes do seu.
  • Estabeleça relacionamentos de mão dupla - Sempre que tiver a oportunidade, facilite a vida de alguém com um conselho ou favor. Você não sabe se precisará da ajuda dessa mesma pessoa no futuro.
  • Deixe que as pessoas saibam que você se lembrou delas - Parabenize as pessoas pelo aniversário ou pela evolução na carreira. Com moderação, utilize e-mails, mensagens instantâneas ou redes sociais para compartilhar informações que acredita serem interessantes para o outro. Pode ser um artigo, indicação de livro, sugestão de filme ou outro material.
  • Marque presença - Sem dúvida, canais eletrônicos facilitam muito a vida, mas, sempre que possível, marque encontros presenciais. Inclua, ainda, na programação do ano a participação em feiras, cursos e palestras. Não deixe de ir a esses eventos munidos do seu cartão pessoal.

Agora que você já está craque no assunto networking, compartilhe essas dicas com seus contatos. Caso queira mais orientações sobre carreira, gestão e mercado de trabalho, leia outros artigos dessa coluna ou visite o blog da Robert Half.

* Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half