Exame.com
Continua após a publicidade

Qual é o melhor tipo de investimento? Ativo ou Passivo?

Listamos as vantagens e desvantagens de cada um

Variação da valorização de Investimentos na tela (Getty Images/Getty Images)
Variação da valorização de Investimentos na tela (Getty Images/Getty Images)
P
Panorama Econômico

Publicado em 26 de setembro de 2022 às, 11h00.

Por Jair Lemes

Sempre que há uma discussão sobre investimento ativo ou passivo. Isso pode rapidamente se transformar em um debate acalorado, porque investidores e gestores de patrimônio tendem a favorecer fortemente uma estratégia em detrimento da outra.

O investimento passivo é mais popular entre os investidores. Há também mais argumentos a serem feitos para os benefícios do investimento ativo,de maneira que ambos possuem vantagens e desvantagens.

O investimento ativo requer uma abordagem prática, normalmente por um gestor de portfólio ou outro participante ativo. Já o investimento passivo envolve menos compra e venda e geralmente resulta em investidores comprando fundos de índice ou outros fundos mútuos.

Investimento ativo

O investimento ativo tem uma abordagem prática e exige que alguém atue no papel de gestor de carteira. O objetivo da gestão ativa é superar os retornos médios do mercado.  Envolve uma análise muito mais profunda e a experiência para saber quando entrar ou sair de uma determinada ação, título ou qualquer ativo. Um gestor de carteiras geralmente supervisiona uma equipe de analistas que analisam fatores qualitativos e quantitativos e, em seguida, tentam determinar onde e quando esse preço mudará.

Essa modalidade de investimento exige confiança de que quem está investindo a carteira e saberá qual é o melhor momento para comprar ou vender. A gestão ativa de investimentos bem-sucedida requer estar certo com mais frequência do que errado.

Investimento passivo

Se você é um investidor passivo, investe a longo prazo. Investidores passivos limitam a quantidade de compra e venda em seus portfólios, tornando-se uma maneira muito econômica de investir. A estratégia requer uma mentalidade de comprar e manter. Isso significa resistir à tentação de reagir ou antecipar cada próximo movimento dos mercados.

O principal exemplo de uma abordagem passiva é comprar um fundo de índice que segue um dos principais índices como o Ibov ou S&P 500.  Sempre que esses índices mudam seus constituintes, os fundos de índice que os seguem automaticamente mudam suas participações vendendo as ações que estão saindo e comprando as ações que estão se tornando parte do índice. É por isso que é tão importante quando uma empresa se torna grande o suficiente para ser incluída em um dos principais índices: garante que a ação se tornará uma participação principal em milhares de grandes fundos.

Quando você possui pequenos pedaços de milhares de ações, obtém seus retornos participando da trajetória ascendente dos lucros corporativos ao longo do tempo por meio do mercado de ações em geral. Investidores passivos bem-sucedidos ficam de olho no prêmio e ignoram contratempos de curto prazo – até mesmo desacelerações acentuadas.

Vantagens do Investimento Passivo:

Alguns dos principais benefícios do investimento passivo são:

  • Taxas ultrabaixas: não há ninguém escolhendo ativos, então a supervisão é muito mais barata. Os fundos passivos simplesmente seguem o índice que usam como referência;
  • Transparência: é sempre claro quais ativos estão em um fundo de índice;
  • Eficiência fiscal: sua estratégia de compra e retenção normalmente não resulta em um imposto maciço sobre ganhos de capital para o ano.

Desvantagens do Investimento Passivo:

Os defensores do investimento ativo pontuam essas fraquezas:

  • Muito limitado: os fundos passivos são limitados a um índice específico ou conjunto predeterminado de investimentos com pouca ou nenhuma variação; assim, os investidores estão presos a essas participações, não importa o que aconteça no mercado.
  • Pequenos retornos: por definição, os fundos passivos praticamente nunca vencerão o mercado, mesmo em tempos de turbulência, pois suas principais participações estão bloqueadas para rastrear o mercado. Às vezes, um fundo passivo pode vencer um pouco o mercado, mas nunca apresentará os grandes retornos que os gestores ativos desejam, a menos que o próprio mercado cresça. Os gestores ativos, por outro lado, podem trazer recompensas maiores, embora também tragam maiores riscos.

Vantagens do Investimento Ativo:

  • Flexibilidade: os gestores ativos não precisam seguir um índice específico. Eles podem comprar ativos específicos, que acreditam, terão retornos acima da média.
  • Hedge: os gestores ativos também podem proteger suas apostas usando várias técnicas, como vendas a descoberto ou opções de venda, e podem sair de ações ou setores específicos quando os riscos se tornam muito grandes. Os gestores passivos estão presos às ações cujo índice que eles rastreiam detém - independentemente de como eles estão atuando.
  • Gestão tributária: embora essa estratégia possa desencadear um imposto sobre ganhos de capital, os gestores podem adaptar as estratégias para investidores individuais, como vender investimentos que estão perdendo dinheiro, para compensar os impostos sobre os grandes vencedores.

Desvantagens do Investimento Ativo:

  • Mais caro: as taxas são mais altas, porque compras e vendas ativas podem desencadear custos de transação. Sem mencionar que você está pagando os salários da equipe de analistas que pesquisa e escolhe os ativos.
  • Risco ativo: os gestores ativos são livres para comprar qualquer investimento que acreditem trazer altos retornos, o que é ótimo quando os analistas estão certos, mas ruim quando estão errados.

Jair Lemes é diretor de gestão e CEO da Brava Capital. É apresentador do quadro Capital Inteligente e Professor de Finanças na CFA Society Brasil. Possui MBA pela FIA / USP e Mestrado Profissionalizante em Gestão e Economia pela (ESA) IAE Université Pierre Mendès da França. Iniciou sua carreira em seguros na empresa espanhola Mapfre e trabalhou em países como Japão e Reino Unido no setor de telecomunicações e tecnologia.