Exame.com
Continua após a publicidade

Planejamento Patrimonial Familiar é um ato de carinho

Para Wander Viana, que trabalha há mais de 30 anos no setor de serviços financeiros, o planejamento patrimonial traz paz e segurança para o cliente

 (Shutterstock/Reprodução)
(Shutterstock/Reprodução)
P
Panorama Econômico

Publicado em 27 de fevereiro de 2023 às, 18h57.

Última atualização em 1 de março de 2023 às, 14h23.

Por Wander Viana*

A relevância na conscientização familiar em criar um plano prévio de organização patrimonial passa pelo entendimento de quebras de tabu, sabendo que somos seres frágeis e vulneráveis, e isto implica em reconhecermos a nossa própria e inegável finitude. Por tanto, toda a família que possui Patrimônio e herdeiros sucessores, precisa compreender que um Processo de Inventário é oneroso, e delapida o patrimônio familiar. Assim, avaliar os melhores instrumentos em vida dentro de um Planejamento Patrimonial é o melhor caminho para a otimização de custos com o inventário, levando tranquilidade e segurança na Preservação Patrimonial Familiar.

O Porquê realizar um Planejamento Patrimonial

O planejamento patrimonial familiar é uma ferramenta importante para a gestão do patrimônio da família. Ele permite que os membros da família tomem decisões em vida sobre seus desejos como o patrimônio deve ser gerenciado, e como serão alocados e utilizados. Também pode ajudar a evitar conflitos entre os membros da família, pois todos terão um entendimento claro sobre o que pertence a quem e como os ativos serão divididos se houver um divórcio, separação, ou óbito de um membro da família.

Isto passa por um processo de educação patrimonial familiar, na qual os membros da família podem ter um entendimento amplo dos impactos pela falta de um prévio alinhamento familiar, para a governança do patrimônio ser bem-sucedida por gerações.

Alinhamento de interesse e preservação do desejo familiar

O planejamento patrimonial familiar é uma estratégia de gestão do patrimônio que visa o alinhamento dos interesses e a preservação do desejo familiar. A fim de assegurar o alinhamento dos objetivos familiares, o planejamento patrimonial familiar deve ser iniciado pela identificação das metas e objetivos da família. Em seguida, os bens e ativos da família devem ser analisados para determinar se eles estão adequados para atender às metas definidas. Por fim, um plano de ação deve ser criado para alcançar os objetivos desejados. O processo de planejamento patrimonial familiar pode incluir a criação de trusts, fundos exclusivos, até a elaboração de acordos pré-nupciais e outros instrumentos jurídicos que visam proteger o patrimônio da família. Também é importante considerar a possibilidade de seguros, tais como seguros de vida, previdência privada e outros instrumentos para proteger o patrimônio, e criando a liquidez necessária para os membros da família. Essa organização é um processo complexo que envolve muitas decisões financeiras e legais.

Uma das principais preocupações de quem planeja seu patrimônio familiar é a proteção e preservação patrimonial, especialmente se houver herdeiros menores de idade ou incapazes.

Por isso, planejar e gerenciar a riqueza construída ou em construção é uma tarefa difícil para a maioria das famílias, pois envolve questões emocionais e racionais.

O primeiro passo para iniciar um Planejamento Patrimonial Familiar é identificar os bens de direito (Ativos) e obrigações (Passivo) da família. Isso inclui imóveis, contas bancárias, ações, títulos de dívida, participações acionárias de empresas, seguros e investimentos financeiros.

Após a identificação dos bens, o próximo passo é determinar o valor de referência no mercado. Feito isso, é importante estabelecer metas patrimoniais para a família.

Essas metas podem incluir objetivos de longo prazo, como a educação dos filhos ou um planejamento para longevidade, bem como objetivos mais imediatos, como comprar uma nova casa ou investir em um negócio. Uma vez que as metas patrimoniais estejam estabelecidas, é preciso criar um plano prévio para alcançá-las. Esse plano deve ser revisado regularmente e ajustado conforme necessário para garantir que a família continue rumo das conquistas de seus objetivos.

Especialistas envolvidos no planejamento patrimonial

Existem diversos especialistas que podem ser envolvidos em um planejamento patrimonial familiar desde advogados e contadores até psicólogos. No entanto, em geral, existe um coordenador das ações que geralmente são consultores financeiros independentes credenciados na Comissão de Valores Mobiliários, que ajuda na organização inicial antes de iniciar as atividades implementação. Cada família é única e, portanto, o tipo e a quantidade de especialistas necessários para o planejamento patrimonial variam de acordo com as suas necessidades particulares. Criação de escritórios da família, os chamados de Multi Family Office

Devido essa complexidade e por envolver áreas multidisciplinares com especialistas jurídicos, contábeis, psicólogos, planejadores financeiros e consultores de investimentos, para que as famílias possam ter um ponto focal de conversa e atender todas às necessidades, surgiram os Multi Family Offices (MFO) - são escritórios da família especializados na organização e gestão do patrimônio familiar. Os MFOs fornecem uma gama de serviços incluindo assessoria financeira, administração de carteiras, planejamento tributário, sucessão empresarial, assistência jurídica, além de forneça uma abordagem educativa para as próximas gerações e ajudar as famílias a preservar o seu legado patrimonial.

Conclusão

Não importa qual seja o tamanho da sua família ou o valor do seu patrimônio, é importante que vocês estejam cientes das opções disponíveis para garantir que seus bens estarão protegidos e preservados da melhor maneira possível. Se você tem algum patrimônio ou sucessores, lembre-se sempre de consultar um profissional especializado antes de tomar qualquer decisão importante relacionada a organização do seu patrimônio. Dessa forma, você pode ter certeza de que está fazendo o melhor possível para proteger o futuro da sua família.

*Wander Viana é Sócio Fundador da Investis Capital Multi Family Office; empresa credenciada na Comissão de Valores Mobiliários que atua de maneira independente com soluções de Investimentos e Planejamento Patrimonial Familiar.

há mais de 30 anos.