“Qualquer política pública precisa estar em dia com a agenda macroeconômica para dar certo”
A economista chefe da XP Investimentos e especialista do Instituto Millenium, Zeina Latif, enumerou os equívocos cometidos na economia durante o governo Dilma Rousseff e apontou os caminhos para o país voltar para os trilhos no evento “Economia em foco”, organizado pelos estudantes de economia do Diretório Acadêmico da Fundação Getulio Vargas (DAGV), nessa segunda-feira, 16 de maio. Um dos maiores erros do governo Dilma na economia, segundo Zeina, foi […] Leia mais
Publicado em 20 de maio de 2016 às, 18h41.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 07h39.
A economista chefe da XP Investimentos e especialista do Instituto Millenium, Zeina Latif, enumerou os equívocos cometidos na economia durante o governo Dilma Rousseff e apontou os caminhos para o país voltar para os trilhos no evento “Economia em foco”, organizado pelos estudantes de economia do Diretório Acadêmico da Fundação Getulio Vargas (DAGV), nessa segunda-feira, 16 de maio.
Um dos maiores erros do governo Dilma na economia, segundo Zeina, foi o desequilíbrio do tripé macroeconômico, regime de metas de inflação, fiscais e câmbio flutuante. Zeina Latif explica que qualquer política pública precisa estar em dia com a agenda macroeconômica para poder dar certo. “Até o Bolsa Família será menos efetivo se você tem uma macroeconomia bagunçada. Você dá com uma mão e tira com a outra via inflação”.
Segundo a economista, a origem da crise econômica foi o descaso com um dos pilares desse tripé: a questão fiscal. Ela ressalta que o caminho para sairmos do atoleiro passa necessariamente pela arrumação do fiscal e avisa: “Não vai dar para ser uma arrumação do tipo daquela tentada pelo ex-ministro Joaquim Levi, porque o quadro é mais grave. Não tem mais espaço para cortes, temos que partir para uma agenda estrutural”, conclui.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=sUoefnYDeAE?feature=oembed&w=810&h=456%5D