Exame.com
Continua após a publicidade

Livros para colorir ensinam noções de justiça a crianças do Kosovo

Crianças do Kosovo agora estão aprendendo sobre justiça graças a 17 mil livros para colorir que vêm sendo distribuídos em escolas primárias de áreas urbanas e rurais. Os livros, publicados com o apoio da Agência Americana para Desenvolvimento Internacional (USAID, em inglês), tem tido grande receptividade pelo país. Os livros “Aprendendo sobre justiça” são uma nova abordagem para ensinar aos estudantes sobre o sistema judicial, as instituições governamentais e responsabilidades […] Leia mais

Kosovo crianças
Kosovo crianças
I
Instituto Millenium

Publicado em 18 de março de 2011 às, 18h51.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 12h32.

Crianças do Kosovo agora estão aprendendo sobre justiça graças a 17 mil livros para colorir que vêm sendo distribuídos em escolas primárias de áreas urbanas e rurais. Os livros, publicados com o apoio da Agência Americana para Desenvolvimento Internacional (USAID, em inglês), tem tido grande receptividade pelo país.

Os livros “Aprendendo sobre justiça” são uma nova abordagem para ensinar aos estudantes sobre o sistema judicial, as instituições governamentais e responsabilidades dos cidadãos. Os livros para colorir incluem fotos de pessoas que trabalham no sistema judicial, inclusive um juiz e um policial, cada um com uma breve legenda descrevendo seus empregos. Outras ilustrações descrevem os direitos e deveres individuais e cívicos, como ajudar a manter seu bairro limpo.

Cidadãos americanos também se envolveram nesse projeto. Além do apoio da USAID, mais de 500 voluntários nos Estados Unidos fizeram doações privadas de quase 7.500 caixas de giz de cera para acompanhar os livros. A campanha de arrecadação de material foi divulgada na Internet através das redes sociais.

O Estado de Direito é fundamental para o desenvolvimento futuro do Kosovo e a USAID está trabalhando para resolver os problemas que impedem este progresso. A agência informou que outros projetos estão sendo criados e implantados para ajudar a despertar e consolidar, a longo prazo, a consciência pública e a confiança dos cidadãos no Estado de Direito.

Fonte: USAID

No site do Instituto Millenium, leia também: “O Estado de Direito e seus inimigos