Exame.com
Continua após a publicidade

Carteira de Empresas Inovadoras & Fevereiro 2014

O último ano e o inicio deste tem sido difícil para os investimento em ações. Não tem sido fácil encontrar papéis com bons retornos. Desde 2009 mantemos uma carteira de ações que é composta de empresas reconhecidas como inovadoras. Nossa ideia quando da montagem dessa carteira era testar a hipótese de que as empresas inovadoras desempenham melhor que a média do mercado.  O Índice de Inovação da Innoscience (3i) acompanha […] Leia mais

I
Inovação na prática

Publicado em 3 de março de 2014 às, 19h26.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 08h35.

O último ano e o inicio deste tem sido difícil para os investimento em ações. Não tem sido fácil encontrar papéis com bons retornos. Desde 2009 mantemos uma carteira de ações que é composta de empresas reconhecidas como inovadoras.

Nossa ideia quando da montagem dessa carteira era testar a hipótese de que as empresas inovadoras desempenham melhor que a média do mercado.  O Índice de Inovação da Innoscience (3i) acompanha mensalmente o desempenho das ações selecionadas. Para fazer parte do 3i a empresa precisa ter sido reconhecida como inovadora por alguma das premiações dadas anualmente pelas principais revistas de negócios do Brasil e, obviamente, ser um empresa de capital aberto. Cada papel recebe o mesmo peso na carteira, porém aquelas que aparecem em mais de um ranking tem seu peso dobrado.

Desde o início de medição em 2009 o 3i avançou 195,21% comparado a uma valorização de 25,42% do Ibovespa, conforme gráfico abaixo.

3i 1

Estreitando a avaliação para os últimos 12 meses o desempenho obtido reflete o mau momento do investimento em ações. A carteira teve um desvalorização de 5,11%, porém ainda menor que o Ibovespa no período (- 17,99%).

3i 2

Quem tiver maior interesse sobre o índice,  com informações sobre as empresas e desempenho, me envie um email que terei o prazer de compartilhar o report mensal.