Livro revela os segredos dos Lamborghinis

Obra está à altura dos superesportivos da marca, criada por Ferruccio Lamborghini como afronta à Ferrari
 (Divulgação/Divulgação)
(Divulgação/Divulgação)
C
Car & FunPublicado em 23/10/2020 às 12:51.

Esta história é clássica, e eu não saberia dizer se é verdade ou lenda. Mas o que importa, aqui, é que ela é boa!

Ferruccio Lamborghini, então dono de uma empresa de tratores agrícolas, era um aficionado por carros velozes, e não por acaso dono de uma Ferrari 250 GT. Por causa de um defeito qualquer na embreagem do modelo, ele foi reclamar diretamente com Enzo Ferrari, que, incomodado com o que parecia ser uma falta de sensibilidade, respondeu algo mais ou menos assim:

— Você não sabe nada de carros. Vá conduzir tratores!

O cliente não deixou por menos. Saiu avisando que iria criar uma marca para desafiar a Ferrari. Haja peito! E criou. Em 1963 nascia, a apenas 17 quilômetros da fábrica da Ferrari, a Ferruccio Lamborghini Automobili. O primeiro modelo da nova construtora italiana foi o 350 GTV, lançado em 1964, seguido pelo Miura P400, em 1966. O resto é história…

E é essa história, a da empresa, que está presente em um livro que, ao menos pelas suas características físicas, faz jus a quem homenageia. Trata-se de DNA Lamborghini, de autoria de Antonio Ghini e ilustrado por Mitja Borkert, chefe de design da marca desde 2016.

A capa já diz a que veio a obra. É feita de fibra de carbono, a mesma empregada na fabricação dos automóveis. O emblema do Raging Bull é uma verdadeira escultura de bronze dourado por imersão em uma banheira de ouro de 24 quilates. A lombada do livro é em couro laranja Lamborghini Leonis brilhante. Em suma, uma verdadeira joia literária, escrita em inglês e italiano.

O livro de 317 páginas é impresso exclusivamente em 250 cópias numeradas, produzidas à mão por mestres artesãos e artistas que ainda usam antigas técnicas de encadernação. Ah, sim, o preço: 13.580 euros, cerca de 90 mil reais.

Se animou a comprar? Acesse aqui aqui: Doro Collection

Chico Barbosa é jornalista com doutorado em comunicação e semiótica, escritor e editor da CBNEWS. Instagram: @chico.barbosa