Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Telescópio Hubble fotografa paisagem de 'nuvens celestiais' na Nebulosa de Órion

Localizada a uma distância de cerca de 1.000 anos-luz da Terra, a região é cheia de poeira e gás, onde milhares de estrelas estão se formando

Nuvens celestiais no entorno de Herbig-Haro HH 505: o objeto celestial fica nos arredores da Nebulosa de Órion, a cerca de 1.000 anos-luz da Terra (ESA/NASA/Reprodução)

E
Estadão Conteúdo

Publicado em 14 de agosto de 2022, 15h37.

Última atualização em 14 de agosto de 2022, 15h38.

Pode até parecer uma obra de arte, pintada com cuidado, mas, na verdade, se trata de uma imagem do telescópio espacial Hubble, antecessor do James Webb. As agências espaciais americana (Nasa) e europeia (ESA) divulgaram na sexta-feira, 12, uma paisagem de “nuvens celestiais” em torno do objeto Herbig-Haro HH 505, na Nebulosa de Órion, do observatório de mais de 30 anos.

Lançado em 1990, o Hubble superou todas as expectativas e segue “vivo”. Em três décadas, fez mais de 1,5 milhão de observações e suas descobertas motivaram a publicação de 19 mil artigos científicos, conforme a Nasa. O observatório olhou para o passado distante do nosso universo, para locais a mais de 13,4 bilhões de anos-luz da Terra.