Ciência

Rússia estuda enviar turistas à Estação Espacial Internacional

Uma fabricante de foguetes da Rússia estuda enviar turistas espaciais até a estação já em 2019

Terra vista do espaço: Rússia estuda levar turistas até Estação Espacial Internacional já em 2019 (Reuters/Reuters)

Terra vista do espaço: Rússia estuda levar turistas até Estação Espacial Internacional já em 2019 (Reuters/Reuters)

E

EFE

Publicado em 22 de maio de 2017 às 12h29.

Moscou -- A Rússia estuda a possibilidade de enviar dois turistas à Estação Espacial Internacional (EEI) em uma nave Soyuz, afirmou neste domingo Yevgeni Mikrin, diretor-geral da corporação Energia, fabricante russa de foguetes e veículos espaciais.

"Estamos trabalhando para ter a possibilidade em 2019 de enviar dois participantes de um voo comercial com um comandante e reduzir a três horas o tempo de voo até o acoplamento (com a EEI)", disse Mikrin à agência de notícias russa "Interfax".

Entre 2001 e 2009, a Rússia enviou à plataforma orbital sete turistas espaciais, que desembolsaram dezenas de milhões de dólares para viver a experiência.

O primeiro a comprar uma viagem para ver a Terra da Estação Espacial Internacional foi o americano Dennis Tito, e o último foi o canadense Guy Laliberté, fundador do Cirque du Soleil",

A cantora britânica Sarah Brightman tinha planejado viajar à plataforma orbital em 1º de setembro de 2015, mas interrompeu os treinamentos e desistiu do voo argumentando "motivos familiares".

Mikrin afirmou que o reatamento dos voos de particulares à EEI permitirá a captação de dezenas e centenas de milhões para financiar programas espaciais.

O diretor-geral da Energia também informou que a corporação trabalha na fabricação de uma nova nave tripulada, a "Federatsia" (Federação), que poderá levar quatro cosmonautas à plataforma orbital.

"Parte desses lugares pode ser oferecida a clientes particulares. A propósito, a maioria deles se ofende quando é chamada de 'turista", revelou.

Acompanhe tudo sobre:EspaçoEspaçonaves

Mais de Ciência

Marte pode ter oceano 'escondido' em subsolo, diz estudo

Insulina inteligente avança em novas pesquisas globais

Beber água em excesso pode ser perigoso, dizem pesquisadores

Fóssil de braço revela detalhes sobre evolução dos 'Hobbits' da Indonésia

Mais na Exame