Quais são os sintomas da covid-19? Pesquisa mostra ordem de aparecimento

Ordem foi descoberta por cientistas da Universidade do Sul da Califórnia (USC), nos Estados Unidos

Qual é a ordem mais precisa da aparição dos sintomas do novo coronavírus? É essa pergunta que um estudo publicado na última semana tenta responder.

Segundo os cientistas da Universidade do Sul da Califórnia (USC), primeiro aparece a febre, depois a tosse, seguida pelas dores musculares e, por último, aparece a naúsea ou vômito/diarreia.

Para chegar nessa conclusão, os pesquisadores utilizaram dados públicos acerca da covid-19, inclusive os mais de 55.924 da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Eles acreditam que saber a ordem “pode ajudar os pacientes a procurar hospitais prontamente ou decidir mais cedo do que tarde pelo distanciamento social” e também fazer com que os médicos descartem outras doenças, como a gripe comum.

 

O que é o coronavírus?

 

O coronavírus pertence à família de vírus chamada Coronaviridae, que tem representantes que vão desde um vírus simples de gripe até doenças de maior risco à saúde humana, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio, conhecida pela sigla MERS, (vinda de dromedários para humanos) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave, SARS (vinda de felinos para humanos). Essa última doença infectou mais de 8000 pessoas e matou 800 em uma epidemia em 2002.

A nova variante do vírus foi encontrada na cidade de Wuhan, na China. A primeira morte ocasionada pelo novo coronavírus ocorreu em 11 de janeiro deste ano.

Quais são os sintomas do coronavírus?

Os sintomas do coronavírus são parecidos com os da gripe. São eles: dificuldade de respirar, coriza, tosse, dor de garganta e febre.

Grupos de maior risco, como idosos e crianças, podem desenvolver doenças mais graves ao serem contaminadas com o coronavírus, como pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, falha renal e morte.

Você já leu todo conteúdo gratuito deste mês.

Assine e tenha o melhor conteúdo do seu dia, talvez o único que você precise.

Já é assinante? Entre aqui.

Deseja assinar e ter acesso ilimitado?

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.