Ciência
Acompanhe:

O que é trauma torácico? Entenda a lesão de Jeremy Renner, o ator de 'Gavião Arqueiro'

De acordo com um porta-voz do ator, ele e precisou passar por duas cirurgias

 (Divulgação/Divulgação)

(Divulgação/Divulgação)

A
Antonio Souza

3 de janeiro de 2023, 16h23

O ator Jeremy Renner, que interpretou Gavião Arqueiro em produção da Marvel, sofreu um acidente, no último domingo, 1, e está em "condição crítica". De acordo com um porta-voz do ator, ele sofreu um trauma torácico e precisou passar por duas cirurgias.

Renner se lesionou enquanto limpava a neve na estrada perto de sua casa. Segundo relato de pessoas próximas e vizinhos, ele tentava abrir caminho na via cheia de neve, quando a máquina, chamada de snowcat, passou por cima de uma das pernas do ator. 

O que é trauma torácico?

O trauma torácico que acometeu Renner é uma lesão física que ocorre na região tórax, incluindo costelas, coração e pulmão. Nos casos mais graves, pode ocorrer dificuldades na respiração, circulação, levando a morte.

O trauma pode gerar lesões em outras regiões, como, por exemplo, no abdômen. Por este motivo, o atendimento à vítima de trauma deve seguir regras e orientações de maneira que o diagnóstico seja rápido e ordenado.

Qual é o tratamento?

Como dito anteriormente, o trauma no tórax, dependendo da gravidade, pode levar a morte. Neste caso, em situações com sintomas de obstrução das vias respiratórias, o tratamento deve ser feito imediato e mediante a intubação. Na UTI, como é o caso do ator, o tratamento é mais intenso, porem tudo depende do grau da lesão.

Em caso de problemas respiratórios, após o atendimento imediato é necessário fazer uma drenagem torácica, além de fisioterapias respiratórias.

LEIA TAMBÉM: