Novo coronavírus causa alterações anormais no coração dos infectados

Dos analisados, 55% apresentaram problemas no coração, e um em cada sete apresentou sinais de "anormalidades severas, diz pesquisa

Um estudo conduzido pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, descobriu que o novo coronavírus é capaz de causar alterações anormais no coração dos infectados. Em casos mais graves, a doença foi capaz de atrapalhar a capacidade do órgão de bombear sangue, o que levou algumas pessoas a ter falhas ameaçadoras no coração.

A pesquisa foi feita por meio da análise de ecocardiogramas de mais de 1.200 pacientes em 69 países. Dos analisados, 55% apresentaram problemas no coração, e um em cada sete apresentou sinais de “anormalidades severas”. A maioria deles não tinha nenhum problema prévio no órgão.

Segundo o estudo, mais de 1/3 dos pacientes sofre problemas nos ventrículos, as câmaras do coração, 3% sofrem ataques do coração e outros 3% passam por inflamações nos tecidos do órgão. As análises também mostraram que um em cada três doentes passou por mudanças no tratamento contra a covid-19 por conta dos efeitos cardíacos.

As descobertas, portanto, podem ajudar os médicos a considerar tratamentos adicionais para impedir que os pacientes sofram problemas cardíacos graves, e também trazem luz ao fato de que o SARS-CoV-2 é capaz de afetar outros órgãos além dos pulmões.

Os pesquisadores publicaram as descobertas no site da fundação British Heart Foundation.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.