Nasa destaca foto de Marte feita por astrônomos de Alagoas

Os astrônomos amadores brasileiros ganharam destaque internacional com foto em que a Lua parece maior do que o planeta vermelho

A Nasa, agência espacial americana, destacou uma foto feita por astrônomos amadores de Alagoas. A imagem mostra o momento em que a Lua encobria o planeta Marte.

A imagem, capturada em 6 de setembro deste ano, foi destaque no concurso diário Astronomy Picture of the Day no dia 11 de setembro.

Os astrônomos amadores que fizeram o registro são Davi Duarte e Romualdo Caldas. A fotografia foi feita utilizando um telescópio de 12 polegadas e uma câmera. Eles trabalham no Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A imagem mostra um fenômeno conhecido como ocultação astronômica. No registro, a ocultação lunar de Marte faz parecer que o satélite natural da Terra é maior do que o planeta vermelho — quando, de fato, é menor.

As fotos do dia da Nasa são encontradas na internet ou enviadas pelos fotógrafos para a agência espacial americana. As imagens são avaliadas e selecionadas por especialistas da agência.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?

Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?

Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis

Já é assinante? Entre aqui.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.