Como descobrir se seu amigo é um psicopata

Dá para sacar quem são essas pessoas só pelo cargo que exercem, porque psicopatas tendem a tolerar mais ambientes estressantes

Dentro de cada um vive um psicopata adormecido, à espera de um sinal. Tudo o que você precisa é acreditar em uma ideia – e fica fácil cair nessa quando uma autoridade maior (o presidente ou seu chefe) te dá as coordenadas.

Mas tem gente que nem precisa de um líder – nasce com o lado psicopata bem mais aflorado. E esconde muito bem (como todo psicopata).

Mas a ciência te ajuda a desmascarar esse pessoal, já que eles têm algumas características em comum… começando pela escolha da profissão.

Dá para sacar quem são essas pessoas só pelo cargo que exercem. Isso porque psicopatas tendem a tolerar mais ambientes estressantes. E se saem melhor quando precisam tomar decisões frias e objetivas ou quando vivem em um mundo profissional cheio de glamour, status e poder.

Aí, segundo pesquisa do psicólogo Kevin Dutton, da Universidade de Oxford, eles se sentem melhor ao exercer estes cargos/profissões:

1. Presidentes de empresa
2. Advogados
3. Profissional de rádio e tevê
4. Vendedor
6. Jornalista
7. Policial
8. Pastores e padres
9. Chef de cozinha
10. Funcionários públicos

Fora a escolha profissional, os psicopatas também dividem outro traço em comum: a dificuldade em diferenciar cheiros. É o que pesquisadores australianos descobriram ao pedir para 79 jovens responderem a um teste de personalidade e cheirar 19 aromas (couro, café etc.).

Quanto mais psicopata, maior era a dificuldade para identificar odores. A culpa é do córtex orbitofrontal: em pessoas menos empáticas essa região parece funcionar com menos frequência.

Ou seja, se um amigo seu for jornalista ou advogado e tiver o olfato ruim, corra! Ele talvez seja um psicopata.

Se for extremamente racional, não acreditar em nenhum tipo de crença, aí o risco aumenta. Uma pesquisa americana mostrou que os ateus tendem a apresentar mais traços de psicopatia do que os religiosos.

Segundo eles, essa galera costuma ser mais manipuladora e menos empática – e mais inteligente.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.