Casual

Rolex Arts Weekend: artistas consagrados serão mentores no programa Rolex Mentor & Protégé

Evento anunciou as novas duplas promissoras que trabalharão juntas no ciclo 10 (2023-24) da iniciativa Rolex Mentor&Protégé

Rolex Mentor&Protégé, ciclo 9. (Rolex/Divulgação)

Rolex Mentor&Protégé, ciclo 9. (Rolex/Divulgação)

JS

Julia Storch

Publicado em 13 de setembro de 2022 às 10h00.

A iniciativa Rolex Mentor & Protégé e a Brooklyn Academy of Music (BAM) ofereceram em conjunto o Rolex Arts Weekend, levando artistas bem-sucedidos e jovens em ascensão para o Brooklyn e o público da região de Nova York.

O festival multidisciplinar aconteceu nos dias 9 e 10 de setembro e contou com os artistas mundialmente renomados Spike Lee, Phyllida Lloyd, Lin-Manuel Miranda e Carrie Mae Weems, bem como seus aprendizes. O cineasta Kyle Bell, a artista visual Camila Rodríguez Triana, a diretora de teatro Whitney White e a cineasta e artista visual Agustina San Martín, apresentaram seus novos trabalhos inspirados pelos dois anos de trocas criativas com seus mestres.

O fim de semana também incluiu conversas entre cada dupla, bem como uma discussão entre todos os mentores, mediada por Gina Duncan, presidente da BAM.

“As interações criativas que os mestres e aprendizes levaram adiante nos últimos dois anos, a despeito dos desafios causados pela pandemia, são uma prova do poder da arte para unir as pessoas, bem como da inestimável e consagrada tradição que está no cerne do Rolex Mentor&Protégé: a transmissão pessoal da maestria artística em seu mais alto nível”, celebrou a head do programa de mentoria da Rolex, Rebecca Irvin.

Os ingressos eram abertos ao público e toda a renda adquirida destes será revertida em benefício do programa Brooklyn Interns for Arts & Culture, da BAM.

As apresentações dos projetos desenvolvidos durante o período de mentoria do programa incluem a estreia mundial do híbrido de documentário e aparições mágicas, Childhood echoes, com reflexões sobre experiências humanas acompanhadas de trilha sonora original, no novo trabalho de Agustina San Martín com a colaboração do premiado compositor Lin-Manuel Miranda; a primeira exposição individual de Camila Rodríguez Triana nos Estados Unidos com a exibição de mídias mistas explorando a identidade da artista como uma mulher mestiça da Colômbia, no projeto que teve a mentoria de Carrie Mae Weems; exibição especial de curta-metragens que refletem sobre experiências em comunidades de povos indígenas dos Estados Unidos, incluindo a estreia mundial do documentário Lakota, que aborda saúde mental, e Spirits, apoiado pelo Sundance Institute Indigenous Program, sobre um jovem do povo Mvskoke - acompanhado de conversas sobre narrativas em comum entre o jovem Kyle Bell e seu mentor Spike Lee; e a estreia mundial do concerto The Case of the Stranger, no qual Whitney White combina palavras de Shakespeare com seu texto e músicas originais, explorando temas como imigração e conexões humanas, no qual contou com a mentoria de Phyllida Lloyd.

O cineasta Spike Lee. (Rolex/Divulgação)

Além das apresentações, o evento artístico também apresentou as novas duplas que trabalharão juntas no próximo ciclo do programa Rolex Mentor & Protégé, de 2023-24.

O escultor ganês El Anatsui selecionou a artista visual sulafricana Bronwyn Katz como sua aprendiz; a escritora britânica Bernardine Evaristo escolheu a escritora ganesa Ayesha Harruna Attah; o cineasta chinês Jia Zhang-Ke selecionou o diretor filipino Rafael Manuel; a arquiteta francesa Anne Lacaton escolheu a arquiteta armênio-libanesa Arine Aprahamian; e a cantora estadunidense de jazz Dianne Reeves selecionou a cantora e compositora sulcoreana Song Yi Jeon. As duplas, que vêm de várias partes do mundo, passarão os próximos dois anos em colaboração criativa.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Acompanhe tudo sobre:RelógiosRolex

Mais de Casual

Kanye West lança novo modelo Yeezy SLPRS por 20 dólares após saída da Adidas

Hotel de luxo em Lisboa combina arquitetura dos anos 1940 com rooftop de vista panorâmica

As 50 músicas mais ouvidas no Brasil em 2024; saiba mais

As 5 principais tendências de drinques e bares para 2025