Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Metade apartamento, metade hotel - hospedagem boutique atrai turistas

Nesse lugar, você terá três vezes mais metros quadrados, kitchenettes funcionais e ambientes confortáveis, além de design contemporâneo

Modo escuro

 (opolja/Thinkstock)

(opolja/Thinkstock)

N
Nikki Ekstein, da Bloomberg

Publicado em 29 de julho de 2018 às, 08h55.

Última atualização em 29 de julho de 2018 às, 08h55.

Esta é uma das perguntas mais polêmicas para as pessoas que vivem com o pé na estrada: hotel ou Airbnb?

Não se preocupe com a resposta. Graças a um novo conceito híbrido que está chegando com tudo no setor de hotelaria, é possível obter o melhor dos dois mundos. Conheça o apart-hotel boutique. É metade apartamento, metade hotel, mas 100% apto para o feed do Instagram.

Esse tipo de acomodação normalmente faz lembrar hotéis genéricos para estadias prolongadas, escolhidos devido a um orçamento apertado, como Homewood Suites e Residence Inn, ou residências corporativas estéreis. Mas não neste caso: os apart-hotéis boutique são voltados a viajantes que normalmente reservariam estadias mais curtas em esconderijos elegantes como o Hoxton ou o Soho House.

Nesses lugares, você terá três vezes mais metros quadrados, kitchenettes funcionais e ambientes confortáveis, além de design contemporâneo -- tudo pelo mesmo preço das despesas de viagem de um hotel de nível médio ou um Airbnb na região.

Se o Airbnb é a maior ameaça para a maioria dos donos de hotéis -- devido ao preço, à autenticidade percebida e à escala --, os proprietários de apart-hotéis dizem o contrário. "O Airbnb é a melhor coisa que poderia ter acontecido para nós", diz Eric Jafari, que introduziu o conceito no Reino Unido com sua nova marca, Locke. Larry Korman, presidente da AKA, uma marca de apart-hotel com sede nos EUA, concorda. "O Airbnb ampliou a ideia de que uma residência pode oferecer algumas vantagens em relação a um quarto", diz ele.

"Os viajantes adoram flexibilidade", acrescenta Korman. E os investidores também. Em fevereiro, a Locke, com apenas 16 meses de existência e só dois hotéis em seu nome, foi comprada pela Brookfield Capital por 430 milhões de libras (US$ 565 milhões), incluindo ativos imobiliários e uma carteira de 900 quartos. Jafari estima que a empresa chegará a valer US$ 2,5 bilhões até 2023.

"Com o passar do tempo, grandes empresas hoteleiras se voltarão a esta oportunidade", diz Steve Kent, professor de administração do Molloy College em Rockville Center, Nova York, e fundador do grupo de investimentos em hospitalidade do Goldman Sachs. "Ela está alinhada com os interesses do consumidor e do desenvolvedor e [as operadoras de hotéis] são muito rápidas em evoluir e abraçar o que esses dois grupos desejam."

Competir contra Airbnb

“A realidade de um Airbnb raramente está refletida nas fotografias [das ofertas publicadas]”, diz Jafari, da Locke. “Não tem academia. As persianas são horríveis. Você chega às 10 da manhã e só pode fazer o check-in às três da tarde, mas não tem onde deixar a bagagem."

Para Korman, da AKA, consistência, privacidade e segurança são o segredo para ser melhor do que o Airbnb. Seus hotéis estão localizados em cidades como Nova York, Los Angeles e Washington e atendem à classe criativa, seja a negócios ou não. "A indústria do cinema e do entretenimento foi atraída por nós desde o início dos anos 2000, porque eles queriam espaços onde as pessoas pudessem assistir a sessões diurnas, com privacidade e anonimato", explica ele sobre os primeiros usuários da empresa. "Eu digo que o segredo está nos detalhes e é aí que fica o calcanhar de Aquiles do Airbnb", brinca ele.

Últimas Notícias

Ver mais
Fim de ano: seis restaurantes com salas privativas para eventos em São Paulo

Casual

Fim de ano: seis restaurantes com salas privativas para eventos em São Paulo

Há 5 horas

Uma década de Letters Live: Montblanc participa da celebração em Londres

Casual

Uma década de Letters Live: Montblanc participa da celebração em Londres

Há um dia

Camisas de Messi podem bater recorde de Maradona em leilão

Casual

Camisas de Messi podem bater recorde de Maradona em leilão

Há um dia

Qual café tomar com pão de queijo, bolo de laranja ou chocolate? Veja como harmonizar

Casual

Qual café tomar com pão de queijo, bolo de laranja ou chocolate? Veja como harmonizar

Há 2 dias

icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais