Mais finos, mais sofisticados: a nova coleção Octo Finissimo da Bulgari

A marca de origem italiana apresenta três novos modelos de alta complicação em Genebra
 (Bulgari/Divulgação)
(Bulgari/Divulgação)
I
Ivan Padilla, de Genebra

Publicado em 29/03/2022 às 14:00.

Última atualização em 29/03/2022 às 14:26.

A Bulgari, reconhecida pela alta joalheria, criou uma marca fortíssima também na relojoaria masculina com a coleção Octo Finissimo. Lançada em 2014, a linha apresenta modelos recordistas em pequena espessura e ao mesmo tempo com as complicações mais sofisticadas dos instrumentos de tempo.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Três novos modelos da linha Octo Finissima estão sendo lançados hoje em Genebra: Minute Repeater, Chronograph GMT e Tourbillon Chronograph Skeleton. A cidade suíça recebe a partir de amanhã o salão de relojoaria Watches & Wonders. A Bulgari, do grupo LVMH, não participa oficialmente da feira, mas aproveitou o movimento do mercado para fazer uma apresentação individual da nova coleção.

Na semana passada foi lançado o Octo Finissimo Ultra, em um luxuoso evento em Roma, berço da marca. Os três modelos de complicação complementam a coleção deste ano e aliam tecnicismo absoluto, estética refinada e modernidade. Conheça a seguir os novos relógios e acompanhe a cobertura do Watches & Wonders na Casual EXAME.

Octo Finissimo Minute Repeater

Em 2016, dois anos após a estreia da coleção Octo Finissimo, um relógio entrou definitivamente no círculo exclusivo das complicações da Alta Relojoaria: o Octo Finissimo Minute Repeater, o relógio de carrilhão mais fino do mercado.

Com 3,12 milímetros para o movimento e 6,61 milímetros para a caixa, este relógio de design moderno e refinado é fabricado em titânio ultraleve, com caixa octogonal de 40 mm de diâmetro e mostrador azul fosco também em titânio, com marcadores de horas vazados e pequenos segundos.

O movimento interno de corda manual é o calibre BVL 362 ultrafino, que comanda as funções de horas, minutos, pequenos segundos e repetidor de minutos. Com reserva e marcha de 42 horas e resistência a 30 metros de profundidade.

Octo Finissimo Tourbillon Chronograph Skeleton Automático

Mais recentemente, em 2020, a Bulgari perseguiu seus feitos no campo da espessura com um sexto recorde mundial consecutivo alcançado pelo Octo Finissimo Tourbillon Chronograph Skeleton Automatic. Seu movimento esqueleto de corda automática com cronógrafo monopusher e funções de turbilhão está alojado em uma espessura de apenas 3,5 mm.

O relógio vem com uma nova interpretação em platina. A caixa de 43 milímetros, com uma coroa em ouro branco e cerâmica e um elegante mostrador vazado com dois contadores de cronógrafo cinza, revelam inteiramente o calibre interno esqueletizado BVL 388 e o turbilhão às 6 horas.

O movimento tem reserva de marcha de 52 horas e resistência a 30 metros de profundidade. O mostrador do relógio traz ponteiros azuis combinando com a pulseira de couro de crocodilo presa por uma fivela de platina.

Octo Finissimo Cronógrafo GMT Automático

O estilo monocromático da coleção Octo Finissimo é uma assinatura tanto quanto os feitos técnicos e linhas elegantes. Este novo relógio esportivo agora é uma reinterpretação em aço do famoso cronógrafo automático GMT lançado em 2019, um recorde mundial de espessura com apenas 3,3 milímetros.

A caixa octogonal ultrafina em aço polido com acabamento acetinado tem 43 milímetros de diâmetro. O mostrador em tom de prata escovado verticalmente acentua o efeito tom sobre tom discreto e moderno, combinado com uma pulseira de aço escovado.

O movimento é o BVL 318 com um cronógrafo integrado e função GMT, que permite visualizar dois fusos horários distintos. A reserva de marcha é de 55 horas e tem resistência de 100 metros de profunidade.